A Mil por Hora
Mundial de Endurance

Monza e Kyalami no calendário do Mundial de Endurance

RIO DE JANEIRO – Anunciado há pouco o calendário da temporada 2020/21 do Mundial de Endurance (FIA WEC): a temporada #9 da série terá oito etapas e pelo menos duas grandes novidades – os retornos de Monza e de Kyalami como sedes de provas da competição. Isso significa, logicamente, a saída de Xangai do calendário: […]

RIO DE JANEIRO – Anunciado há pouco o calendário da temporada 2020/21 do Mundial de Endurance (FIA WEC): a temporada #9 da série terá oito etapas e pelo menos duas grandes novidades – os retornos de Monza e de Kyalami como sedes de provas da competição.

Isso significa, logicamente, a saída de Xangai do calendário: a pista chinesa, presente de forma initerrupta, deixa o Mundial de Endurance após oito edições. Também não haverá provas do Asian Le Mans Series por lá no próximo calendário, tendo a pista sido substituída por Suzuka, no Japão.

Também não haverá espaço para as 6h de São Paulo (alguém tinha dúvidas quanto a isso?) e nem para a corrida de Austin, que nesta temporada foi incluída como “plano B”.

Tanto as provas de Monza quanto de Kyalami terão 6h de duração, formato “padrão” do WEC, que não adotará corridas de quatro horas na temporada 2020/21, a de estreia do regulamento dos Hypercars.

A inclusão de Kyalami não chega a ser surpresa: Gérard Neveu acenara com a possibilidade de uma etapa naquela pista, quando assistiu à etapa do Intercontinental GT Challenge. A pista está em muito bom estado, teve uma ótima corrida de encerramento do certame da SRO e a corrida será em fevereiro de 2021.

O calendário precisa passar ainda pelo crivo da FIA e ser aprovado, o que deve acontecer na reunião do Conselho Mundial, a primeira do próximo ano, no dia 6 de março em Genebra, na Suíça.

“Quando você tem um calendário que inclui Silverstone, Monza, Fuji, Bahrein, Kyalami, Sebring, Spa e, claro, Le Mans, você está no coração e na história do Endurance. Passado, presente e futuro. Foi excelente para o nosso roteiro logístico, pois fornece às equipes o pacote mais econômico possível. Esperamos que a temporada #9 deixe fãs e concorrentes felizes”, afiançou o CEO do FIA WEC, Gérard Neveu.

A pré-temporada será em apenas dois dias – 31 de agosto e 1º de setembro -em Silverstone, pista da abertura do campeonato, no dia 5.

As 24 Horas de Le Mans, como já aconteceu neste ano e veremos no próximo, encerra a temporada #9, com a prova já marcada para 12 e 13 de junho.