A Mil por Hora
European Le Mans Series

ELMS: United Autosports abre temporada com estilo

RIO DE JANEIRO – Dominante nos testes de pré-temporada e dona da pole position para as 4h de Paul Ricard, abertura da temporada 2020 do European Le Mans Series, a United Autosports abriu o campeonato em grande estilo. Presente nas categorias de protótipos LMP2 e LMP3, a escuderia de Zak Brown e Richard Dean ganhou […]

O trio Brundle/Owen/Van Uitert levou a United Autosports à vitória nas 4h de Paul Ricard neste domingo

RIO DE JANEIRO – Dominante nos testes de pré-temporada e dona da pole position para as 4h de Paul Ricard, abertura da temporada 2020 do European Le Mans Series, a United Autosports abriu o campeonato em grande estilo. Presente nas categorias de protótipos LMP2 e LMP3, a escuderia de Zak Brown e Richard Dean ganhou nas duas divisões de que participa na competição continental.

Na LMP2, poderiam perfeitamente levar em dobradinha, mas um furo de pneu a apenas meia hora do final da prova atrasou o #22 de Phil Hanson/Filipe Albuquerque, que alinharam da pole position. Isto abriu a possibilidade de triunfo do outro carro do time, o #32 guiado por Alex Brundle/Will Owen/Job Van Uitert, que levou as honras da quadriculada da vitória após 132 voltas completadas pelo circuito de 5,771 km de extensão.

Albuquerque/Hanson acabaram em posição de pódio porque a Graff Racing, segunda colocada no resultado de pista com o trio Thomas Laurent/Alexandre Cougnaud/James Allen acabou penalizada em três voltas.

Eu explico: Cougnaud, por ser piloto de graduação prata, tinha um tempo mínimo a bordo a cumprir: 1h10min, para ser mais exato. Ele guiou por 1h03min54seg040, de acordo com a planilha. A tripulação do #39 acabou portanto punida com os 6min06seg não cumpridos, o que significou a perda de três voltas. Caíram assim de segundo para décimo na geral.

André Negrão foi 5º colocado da disputa junto à colombiana Tata Calderón por conta da penalização à Graff Racing, segunda colocada geral

A G-Drive Racing, que largou da primeira fila com o trio Nyck de Vries/Mikkel Jensen/Roman Rusinov herdou assim o 2º lugar e as demais tripulações classificadas de quarto até nono foram beneficiadas – inclusive André Negrão/Tatiana Calderón, que fizeram uma boa corrida com o #50 da Richard Mille Racing. Foram sexto na pista, ficaram em quinto com a penalização aplicada à Graff.

Atual campeã da LMP2, a IDEC Sport teve uma corrida para ser esquecida. O Oreca 07 de Paul-Loup Chatin/Richard Bradley/Patrice Lafargue não conseguiu o mínimo de voltas necessário para obter classificação – completaram apenas 33 voltas na prova. Mas não estiveram sozinhos no infortúnio de não pontuar no domingo: as equipes High Class Racing,  Duqueine Team, Panis Racing e BHK Motorsport também não terminaram a prova entre os inscritos da divisão principal. Aliás, um raro caso de 33% de abandonos de carros da categoria desde o uso dos motores Gibson GK428 V8.

Deu United Autosports também na LMP3, que estreou novo pacote técnico nessa corrida

A trinca Wayne Boyd/Tom Gamble/Robert Wheldon dominou absoluta a prova da LMP3, que estreou neste fim de semana os novos carros e a nova mecânica Nissan VK56DE com 5,6 litros de capacidade cúbica. E ofertou à United Autosports mais uma vitória neste domingo. O carro com o dorsal #2 completou 122 voltas e recebeu a quadriculada com 4″011 de vantagem para Nigel Moore/Martin Hippe, da Inter Europol Competition.

A RLR MSport fechou o pódio com o trio Malthe Jakobsen/James Dayson/Ryan Harper-Ellam, seguida pela RealTeam com David Droux/Esteban Garcia e a Graff Racing, no carro partilhado por Vincent Capillaire/Maxime Robin/Arnald Robin. Thomas Erdos e Niko Kari fecharam na sexta posição com o #11 da EuroInternational.

Entre os LMGTE, a Dempsey Racing-Proton impôs a lei e conquistou a primeira vitória de 2020 com Alessio Picariello/Christian Ried/Michele Beretta triunfando com uma volta de vantagem sobre a Kessel Racing, pole position da categoria com a Ferrari 488 GTE EVO de Niki Cadei/David Perel/Michael Broniszewski. O trio feminino com Michele Gatting/Manuela Göstner/Rahel Frey alcançou posição de pódio com o #83 da IronLynx Racing.

Já o Porsche #93 de Richard Lietz, Felipe Fernández Laser e do ator germânico-irlandês Michael Fassbender perdeu algumas voltas nos boxes por conta de um pequeno incidente. Terminaram em 27º na geral e sétimo na classe, entre nove inscritos, com seis voltas a menos que os vencedores da LMGTE.

A temporada 2020 do ELMS segue em agosto, no próximo dia 9, com a disputa das 4h de Spa-Francorchamps, na Bélgica. Lá, o brasileiro Augusto Farfus fará sua estreia com a equipe Aston Martin Racing, que não terminou a disputa em Paul Ricard após um problema na última volta da corrida.