A Mil por Hora
IMSA

IMSA: “Caddies” lideram treino em Sebring e van der Zande comanda

RIO DE JANEIRO – Com atraso de meia hora por (adivinhem?) causa da chuva, os treinos livres para a 3ª etapa do IMSA Weathertech SportsCar Championship, o Cadillac Grand Prix of Sebring, começaram com meia hora de atraso e terminaram já com a pista escura e também o piso mais seco, o que fez muitos […]

RIO DE JANEIRO – Com atraso de meia hora por (adivinhem?) causa da chuva, os treinos livres para a 3ª etapa do IMSA Weathertech SportsCar Championship, o Cadillac Grand Prix of Sebring, começaram com meia hora de atraso e terminaram já com a pista escura e também o piso mais seco, o que fez muitos dos tempos melhorarem nos minutos finais da sessão de 1h30min de duração.

Com o mesmo BoP de Daytona na volta da série, os carros das quatro categorias, à exceção do #38 da Performance Tech Motorsports – que não andou – foram à exigente pista da Flórida, com seus bumps desafiadores e diferentes tipos de pavimento – para as voltas preparatórias. E os Cadillac DPi-V.R pelo menos hoje aproveitaram a situação para fazer 1-2-3 numa sessão interrompida por bandeira vermelha perto do fim, quando o #5 de João Barbosa/Sébastien Bourdais sofreu um despiste.

A pista aos poucos foi melhorando à medida que ganhava aderência e secava. Assim, Renger Van der Zande, da Wayne Taylor Racing, estabeleceu a volta mais rápida em 1’51″152, dois décimos melhor que o #85 da JDC-Miller Motorsports guiado por Stephen Simpson, enquanto Pipo Derani – que conta com a volta de Felipe Nasr, recuperado após contrair Covid-19 e ficar de Quarentena – foi o terceiro melhor do treino.

A Penske fechou o top 5 geral e da classe DPi, enquanto os Mazda ganhadores em dobradinha na etapa anterior ficaram atrás até do melhor LMP2, cortesia de Gustavo Menezes: o substituto de Ben Hanley no #81 da DragonSpeed arriscou slicks no fim da sessão e marcou 1’55″897. Os demais pilotos de sua classe nem tentaram vir com pneus de piso seco, tanto que o segundo carro da divisão, o #8 de John Farano/Ryan Dalziel, marcou 2’08″981.

Na GTLM, deu Laurens Vanthoor no Porsche #912, sendo o único piloto a baixar de 2 minutos ao fim da primeira sessão. O belga girou em 1’59″501, sete décimos melhor que o Corvette vencedor na etapa passada com Jordan Taylor/Antonio Garcia. Oliver Gavin foi o terceiro mais veloz.

Paul Holton arriscou entre os pilotos da GTD e estabeleceu o melhor tempo com o McLaren 720S GT3 da Compass Racing – 2’06″012, liderando uma sessão com quatro marcas diferentes nas quatro primeiras colocações. Vieram na sequência o Lexus de Jack Hawksworth, o Lamborghini de Andy Lally e o Mercedes-AMG com Gar Robinson.

O sábado terá atividades de pista com o segundo e último treino livre previsto para 10h locais, enquanto as sessões de classificação largam às 14h55 da Flórida. O Cadillac Grand Prix of Sebring terá início às 17h40 locais – 18h40 de Brasília – com transmissão ao vivo para o Brasil pelo Fox Sports 2 – e os comentários do escriba aqui, claro está.