A Mil por Hora
GT World Challenge Europe Endurance

Team WRT fatura abertura do GT World Challenge Europe Endurance

RIO DE JANEIRO – A tradicional escuderia belga WRT de Vincent Vosse e Yves Weerts largou na frente na temporada 2020 do GT World Challenge Endurance Europe, cuja abertura foi neste domingo com as 3h de Imola, no Autódromo Enzo e Dino Ferrari, em Imola. Com participação de 46 carros, a prova foi ganha pelo […]

RIO DE JANEIRO – A tradicional escuderia belga WRT de Vincent Vosse e Yves Weerts largou na frente na temporada 2020 do GT World Challenge Endurance Europe, cuja abertura foi neste domingo com as 3h de Imola, no Autódromo Enzo e Dino Ferrari, em Imola.

Com participação de 46 carros, a prova foi ganha pelo Audi R8 LMS GT3 #31 guiado por Matthieu Vaxivière, Kelvin Van der Linde e Mirko Bortolotti. A trinca completou 86 voltas pelos 4,933 km do traçado, com pouco menos de três segundos e meio de frente para o Porsche da GPX Racing alinhado para o trio Mathieu Jaminet/Matt Campbell/Patrick Pilet.

A estratégia da trinca vencedora foi perfeita, com Vaxivière, quinto no grid, mantendo um bom ritmo inicial. Outro Audi, o #66 da Attempto Racing, partiu da pole com o belga Fréderix Vervisch a bordo, seguido pela Ferrari #51 da AF Corse tripulada no início por James Calado e a Mercedes-AMG do Team AKKA-ASP conduzida por Raffaele Marciello, que logo depois passaria Calado para assumir o segundo posto.

Após o primeiro stint, marcado por vários incidentes e períodos de FCY, a Attempto Racing saiu do jogo. O carro #66 voltou à pista num modesto 20º lugar, com duas Ferrari liderando – a #51 então com Nicklas Nielsen e a #72 da SMP Racing, tendo a bordo o russo Sergey Sirotkin.

Van der Linde voltou em quinto após o turno de Vaxivière e desceu o sarrafo no acelerador do Audi. Fez rápidas e precisas manobras de ultrapassagem sobre o Porsche de Louis Déletraz e a Mercedes #88 então com o russo Timur Boguslavskiy. E, sem transição, despachou primeiro Sirotkin e depois Nielsen, assumindo a liderança das 3h de Imola.

Com uma vantagem superior a 20 segundos, o sul-africano entregou o carro a Bortolotti, enquanto as Ferrari saíam da jogada: a #51 foi punida com um drive through por infração num período de bandeira amarela e a #72 foi vítima de um pit desastroso. O ponteiro chegou a abrir 25 segundos, mas dois períodos de Safety Car aumentaram a possibilidade de um revés. Só que Bortolotti controlou a situação e cruzou à frente.

Atrás de si, Mathieu Jaminet resistiu à intensa pressão do brasileiro Felipe Fraga, que assumiu o #88 do Team AKKA-ASP no último turno e por pouco não superou o rival. A diferença entre os dois foi inferior a um segundo e meio na quadriculada. Dois outros Audi R8 LMS GT3 terminaram em quarto e quinto, com o #32 do Team WRT guiado por Charles Weerts/Dries Vanthoor/Christopher Mies adiante de Markus Winkelhock/Dorian Boccolacci/Christopher Haase, da Saintéloc Racing.

“Não tenho palavras”, disse Mirko Bortolotti. “Esse é um resultado excepcional, o sentimento de ganhar em casa é fantástico, num novo campeonato e na nova casa, debutando pela Audi com meus colegas no Team WRT. A equipe fez um grande trabalho e a estratégia foi perfeita. Só quero agradecer aos meus colegas: Matthieu (Vaxivière) chegou de última hora e fez um stint perfeito. Kelvin guiou muito, com ultrapassagens espetaculares. Eles fizeram meu trabalho mais fácil”, avaliou.

Nas demais subclasses do GT World Challenge Endurance Europe, o 12º posto geral deu à Barwell Motorsport a vitória na Silver Cup, com o trio Patrick Kujala/Alex MacDowall/Frëderik Schandorff, chegando imediatamente à frente do trio vitorioso na Pro-Am com o Aston Martin Vantage GT3 da Garage 59, guiado por Alexander West/Jonathan Adam/Chris Goodwin.

E na divisão Am Cup, a CMR Racing levou o Bentley Continental #108 à vitória com o trio Bernard Delhez/Stéphane Tribaudini/Romano Ricci, exatamente uma posição atrás na bandeirada que o trio da K-PAX Racing do qual fez parte o brasileiro Rodrigo Baptista: largando de oitavo do grid, o carro do time estadunidense logo perdeu duas voltas na primeira meia hora e caiu para 45º e penúltimo na geral. Ganharam até a metade da corrida mais seis posições e ainda subiriam mais algumas até a hora e meia final – mas insuficiente para tirar as voltas perdidas. Ficou como aprendizado para as próximas.

A temporada de Endurance volta com um evento em setembro no circuito alemão de Nürburgring. E antes disso, na pista italiana de Misano, o Marco Simoncelli World Circuit, abre-se a série Sprint, com rodada tripla para compensar a perda de um dos eventos de provas curtas neste ano.