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Endurance Brasil

MC Tubarão vence na abertura do Império Endurance Brasil

RIO DE JANEIRO – Pouco mais de um ano após a morte inesperada do inesquecível Carlinhos de Andrade, a MC Tubarão conquistou neste sábado a primeira vitória com o novo protótipo AJR, na abertura da temporada 2020 do Império Endurance Brasil, disputada com uma prova de 4h de duração no Autódromo José Carlos Pace em […]

No clique de William Inácio, o AJR vencedor guiado por Tiel Andrade, Júlio Martini e Nelsinho Piquet em Interlagos

RIO DE JANEIRO – Pouco mais de um ano após a morte inesperada do inesquecível Carlinhos de Andrade, a MC Tubarão conquistou neste sábado a primeira vitória com o novo protótipo AJR, na abertura da temporada 2020 do Império Endurance Brasil, disputada com uma prova de 4h de duração no Autódromo José Carlos Pace em Interlagos, São Paulo.

E com direito a show do convidado de última hora Nelsinho Piquet, que assumiu o volante do carro #5 antes conduzido por Júlio Martini e Tiel Andrade para protagonizar um duelo espetacular pela liderança e pela vitória com David Muffato, que conduzia o AJR #113 pole position da disputa, alinhado em parceria com Pedro Queirolo.

Em meio ao tráfego dos retardatários, Nelsinho e Muffato mostraram como se faz, com o primeiro campeão da Fórmula E ultrapassando o rival duas vezes e levando o troco uma vez. No fim das contas, Nelsinho – que estava num carro com o emblemático número de dois títulos mundiais de Fórmula 1 do pai – cruzou a linha final à frente com vantagem de apenas 6″619 após 136 voltas percorridas.

O presidente da Associação de Pilotos de Endurance (APE) Henrique Assunção, além de organizar o campeonato, guiou – e bem – o AJR #175 dividido com Andersom Toso e Carlos Kray. Ainda acabou com o 3º lugar geral, à frente do novo Porsche 911 GT3-R, que triunfou em sua primeira corrida no país com Ricardo Maurício e Marcel Visconde na classe GT3. Foi o único carro que terminou na mesma volta dos três primeiros.

Os primos André e Xandinho Negrão chegaram em 5º na geral e segundo na categoria, tendo sido obrigados primeiro a não fazer tempo de classificação e depois a ter de cumprir 5 minutos de parada de box em cada janela, compulsoriamente, porque a APE entendeu que por ser uma dupla de pilotos profissionais eles teriam vantagem sobre as outras formações “Pro-Am”, com gentleman drivers. Correndo o tempo todo atrás do prejuízo, o resultado do Mercedes-AMG, agora assistido pela equipe comandada por Rodolpho Mattheis, filho de Andreas Mattheis, não foi ruim.

Outro destaque do sábado foi o 1-2-3 de modelos Mercedes-AMG na GT4, contra o exército de seis Ginetta G55 inscritos. Ganharam Alexandre Auler e o novo parceiro Guilherme Salas, com um excelente 8º posto geral. Átila Abreu e Leonardo Sanchez ficaram em segundo na classe e no top 10 final, logo à frente de um dos carros da AutLog Racing conduzido por André Moraes/Cássio Homem de Mello/Kreis Jr./Ricardo Rodrigues.

A nova McLaren 570S GT4 estreou com o 4º lugar em sua categoria, guiada por Leandro Romera/Flávio Abrunhoza/Leandro Ferrari. O melhor dos Ginetta foi o #57 de Felipe Tozzo/Renan Guerra, que ficou onze voltas atrás do carro à frente na categoria e 15 atrás do carro vitorioso na divisão – o sábado definitivamente não foi do modelo britânico…

Na GT3 Light, prevaleceu a Ferrari de Tom Filho/Marçal Müller/Ricardo Mendes – mesmo após uma rodada – contra o Aston Martin de Guilherme e Sérgio Ribas, agora assistido pela Tech Force, de Novo Hamburgo. O único GT4 Light inscrito, o Audi RS3 TCR, não passou da primeira metade da disputa.

Entre os protótipos das demais classes, mesmo com o aerofólio traseiro quase quebrado, o MRX Honda de Aldoir Sette/Marcelo Campagnolo levou o primeiro lugar da divisão P3, com o décimo-quarto posto geral. Na P2, nem mesmo uma falha mecânica logo no início fez a Motorcar desistir e o #44 de Rubem Ghisleni/Hardy Kohl Jr./Lucas Kohl ainda venceu a disputa na categoria, já que os demais carros que viram a quadriculada – o protótipo Sigma e o MCR Grand-Am, este agora com motor Ford Coyote V8 – tiveram tantos ou mais problemas que o carro verde do time gaúcho comandado por Rafael Cardoso.

Dos 38 carros confirmados para Interlagos, após algumas baixas por acidentes e problemas técnicos, o grid mesmo assim foi muito bom, com 32 bólidos na largada. Desses, somente oito não viram a quadriculada.

A organização anuncia em breve a praça e a data da 2ª etapa do campeonato 2020.

Resultado final das 4h de Interlagos:

1º #5 MC TUBARÃO
Protótipo AJR Chevrolet V8 – classe P1
Tiel Andrade/Júlio Martini/Nelsinho Piquet
136 voltas em 4h01min22seg958

2º #113 JLM RACING
Protótipo AJR Chevrolet V8 – classe P1
Pedro Queirolo/David Muffato
a 6seg618

3º #175 JLM RACING
Protótipo AJR Chevrolet V8 – classe P1
Henrique Assunção/Andersom Toso/Carlos Kray
a 1min10seg276

4º #55 STUTTGART MOTORSPORT
Porsche 911 GT3-R – classe GT3
Marcel Visconde/Ricardo Maurício
a 1min16seg401

5º #9 MATTHEIS MOTORSPORT
Mercedes-AMG GT3 – classe GT3
Xandinho Negrão/André Negrão
a 1 volta

6º #8 SCUDERIA 111-AMG
Mercedes-AMG GT3 – classe GT3
Guilherme Figueroa/Júlio Campos
a 1 volta

7º #19 TMG-VIA ITALIA
Lamborghini Huracán GT3 – classe GT3
Chico Longo/Marcos Gomes
a 2 voltas

8º #3 RACING M3-HOT CAR
Mercedes-AMG GT4 R – classe GT4
Alexandre Auler/Guilherme Salas
a 5 voltas

9º #155 SUL RACING
Ferrari 458 Italia GT3 – classe GT3 Light
Tom Filho/Ricardo Mendes/Marçal Müller
a 5 voltas

10º #15 SCUDERIA 111-AMG
Mercedes-AMG GT4 R – classe GT4
Leonardo Sanchez/Átila Abreu
a 6 voltas