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Fórmula 1

Caminho aberto

RIO DE JANEIRO – Sebastian Vettel já tem casa nova para a temporada 2021 do Mundial de Fórmula 1: menos de 24h após o anúncio da saída de Sergio Pérez do que será a Aston Martin, hoje Racing Point, o alemão de 33 anos foi confirmado como o futuro companheiro de Lance Stroll na equipe […]

RIO DE JANEIRO – Sebastian Vettel já tem casa nova para a temporada 2021 do Mundial de Fórmula 1: menos de 24h após o anúncio da saída de Sergio Pérez do que será a Aston Martin, hoje Racing Point, o alemão de 33 anos foi confirmado como o futuro companheiro de Lance Stroll na equipe ligada ao construtor de Gatwick.

É um movimento até esperado, já que muito se especulava a respeito desde que foi confirmado que o divórcio entre o alemão e a Ferrari deixou feridas ainda expostas e, mesmo em péssima fase na atual temporada, Vettel ainda é um player de peso no jogo da categoria dentro da pista. Gostando vocês ou não, ele tem quatro tíitulos mundiais – seguidos – e merece respeito.

Assim a Aston Martin, leia-se Lawrence Stroll, mostra que não vem para a categoria para ser apenas coadjuvante. Se haverá briga lá na frente de imediato é outra história. Para Vettel, é uma motivação e tanto, apesar de o outro cockpit ser ocupado pelo filho do dono que, justiça seja feita, tem tido um campeonato de 2020 bem melhor do que o imaginado.

Pérez pavimentou sua saída da equipe, dizem as más línguas, no episódio em que contraiu Covid-19. Aquilo teria soado como irresponsabilidade da parte do piloto mexicano, que perdeu duas corridas e deixou a Racing Point atrás da McLaren no Mundial de Construtores.

E nos bastidores, pegou mal para a direção da futura Aston Martin afirmar que “não negociavam com Vettel”. Otmar Szafnauer e ‘daddy’ Stroll passaram uma imagem de cascateiros. Tanto havia conversas em curso que o acordo já assinado entre equipe e piloto, inclusive, é de “longo prazo”, sem período anunciado. Daí, Pérez também disse ter sido ‘pego de surpresa’ ao saber que não ficaria. Lorota, puro grupo. O mexicano já estava preparado para sair.

Nessa, Vettel se deu bem. Não arranhou sua imagem, seguiu o protocolo de negociações, agiu “na encolha” e chega, apesar de uma campanha abaixo da crítica – não por sua culpa, registre-se: a Ferrari SF1000 é muito ruim como conjunto – nesta temporada, pela porta da frente à Aston Martin. Ele só tem a ganhar com a mudança.

Quanto aos outros? Sem comentários…