A Mil por Hora
Stock Car

Stock na Band

RIO DE JANEIRO (É verdade esse bilete) – A surpresa do dia: às vésperas da rodada tripla em Goiânia, a direção da Vicar anuncia um novo acordo de transmissão da Stock Car brasileira para 2021. Na TV aberta, a principal categoria do país será exibida pela Band. O contrato será fechado por cinco anos e […]

A Stock muda de emissora em 2021 na TV aberta: por cinco anos, a Band transmite novamente a principal categoria do automobilismo nacional (Foto: Duda Bairros/Vicar)

RIO DE JANEIRO (É verdade esse bilete) – A surpresa do dia: às vésperas da rodada tripla em Goiânia, a direção da Vicar anuncia um novo acordo de transmissão da Stock Car brasileira para 2021. Na TV aberta, a principal categoria do país será exibida pela Band.

O contrato será fechado por cinco anos e só falta assinar. As equipes e pilotos seriam informados do novo acordo de mídia da categoria nesta sexta-feira.

É o fim de uma relação de 20 anos com a Globo, pelo menos na TV aberta – pois nada impede, nas palavras de Carlos Col, que o grupo continue com a Stock Car na TV fechada, via SporTV. “Portas abertas”, confirmou o dirigente.

A Stock começou exibida pela própria Bandeirantes nos anos 1980, com narrações de Edgard Mello Filho e comentários de Giu Ferreira. A emissora paulista permaneceu com a exibição da categoria até a passagem desta às mãos da TV Record e até da TV Jovem Pan em UHF.

A partir de 1992, as provas foram exibidas primeiro pela Rede Manchete e depois pela própria Band, novamente, fazendo parte do chamado Chevrolet Challenge. Na TV fechada, a Stock encontrou abrigo há muitos anos no SporTV e quem fez a ponte para a chegada do campeonato à poderosa emissora do Rio de Janeiro foi Galvão Bueno, que intermediou e conseguiu que Carlos Col e mais Ingo Hoffmann e Paulo Gomes fossem recebidos por Luiz Fernando Lima, então diretor de esporte da Globo na época.

A primeira corrida exibida seria no oval de Jacarepaguá, mas choveu e a disputa foi num ‘híbrido’ entre a pista construída para a Fórmula Indy e parte do misto. Não me perguntem quem ganhou porque a memória, de sopetão, não recorda. Pelo menos da primeira corrida da vida que comentei, três anos depois disso, lembro o vencedor – David Muffato.

Enfim, nesse tempo todo o que mais ouvi, mesmo trabalhando no SporTV até 2012 e depois, no Fox Sports, foram queixas generalizadas de pilotos e de gente envolvida na categoria reclamando da pouca atenção que a Globo dava à Stock. Com poucas provas na TV aberta nos últimos anos – a última, creio eu, será a decisão do campeonato em Interlagos – a categoria virou refém da emissora.

A parceria com a Band pode significar também um fortalecimento da marca Show do Esporte, que a emissora ressuscitou em 2020 – e que teve muito automobilismo nos anos 1980/90 por conta da Indy e das categorias nacionais – Stock, Fórmula Chevrolet e Fórmula Uno/Palio, principalmente.

É torcer pra dar certo.