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IMSA

24h de Daytona: Cadillac, Ganassi e Van der Zande lideram quinta-feira

RIO DE JANEIRO – Deu mais ou menos a lógica nesta quinta-feira de treinos preparatórios para as 24h de Daytona, que acontecem neste fim de semana em sua 59ª edição, primeira com um formato diferente em que o grid já foi definido via Motul Pole Award – aliás, o blog vai disponibilizar a corrida na […]

RIO DE JANEIRO – Deu mais ou menos a lógica nesta quinta-feira de treinos preparatórios para as 24h de Daytona, que acontecem neste fim de semana em sua 59ª edição, primeira com um formato diferente em que o grid já foi definido via Motul Pole Award – aliás, o blog vai disponibilizar a corrida na íntegra pra vocês amanhã.

Isto posto, as atividades de pista pré-prova serão distribuídas em treinos livres – hoje foram três e amanhã haverá o último – com a largada do IMSA Michelin Pilot Challenge acontecendo também nesta sexta com uma disputa de 4h de duração.

E no combinado das sessões desta quinta, deu Cadillac, Ganassi e Renger Van der Zande, com o holandês registrando a melhor volta do dia na sessão noturna, com a temperatura mais baixa e fria – 1’34″146, média de 219,030 km/h para os 5,728 km da variante mista do Daytona International Speedway.

Com os sete DPi separados por pouco mais de seis décimos, os Acura vieram na balada do Caddie líder da folha de tempos: AJ Allmendinger foi o mais rápido da segunda sessão e o segundo no combinado com o #60 da Meyer-Shank Racing, a cento e quarenta e um milésimos do tempo de Van der Zande. Ricky Taylor levou o #10 da equipe de seu pai ao terceiro posto com 0″313 de desvantagem.

A Action Express fez simulações de corrida no treino noturno e Felipe Nasr registrou a melhor passagem do #31, que larga sábado na pole, com o tempo de 1’34″653.

Na LMP2, o melhor tempo do dia foi do carro #52 da PR1/Mathiasen com Mikkel Jensen registrando 1’35″979 no treino livre #2. Matthieu Vaxivière, da Tower Motorsport, fez 1’36″104 e a terceira marca – 1’36″403 – foi de Ben Hanley, da DragonSpeed, alcançada ainda na sessão matinal.

Jeroen Bleekemolen foi o mais veloz entre os pilotos da LMP3, com o Ligier da Riley Motorsports, sendo o único da divisão a superar os tempos dos GTLM. O veterano holandês fez 1’42″416 com o carro #91, enquanto Laurents Hörr marcou 1’42″463 no treino noturno e a terceira marca foi de Gabby Chaves no carro da Forty7 Motorsports.

Aliás, tanto a Forty7 quanto a Mühlner Motorsports America têm mudanças para as 24h de Daytona: no carro #7, Charles Finelli foi substituído por Trenton Estep e um quarto piloto – Stevan McAleer – foi alocado no #6. É obrigatória a participação de quatro pilotos por carro nas classes Pro-Am em Daytona e a Mühlner só tinha três.

Dessa forma, o total de pilotos inscritos será de 190.

Voltando aos resultados do dia, a Corvette liderou na GTLM, classe que oficialmente fará sua última temporada na IMSA este ano, com Nick Tandy marcando 1’42″586 no treino noturno, somente 0″014 melhor que o tempo do Porsche da Weathertech Racing guiado por Gianmaria Bruni.

Antonio Garcia foi o 3º mais rápido no outro Corvette, enquanto a BMW do brasileiro Augusto Farfus – com John Edwards a bordo na melhor volta – foi quinta colocada.

Na GTD, deu Grässer no topo da tabela com o Lamborghini #111: Marco Mapelli superou em apenas três milésimos o Lexus da Vasser Sullivan guiado por Aaron Telitz, com o Porsche de Earl Bamber em terceiro.

O segundo Lexus, com Frankie Montecalvo a bordo, ficou em quarto, tendo em quinto ao fim do dia a Alegra Motorsports e a Mercedes-AMG conduzida por Billy Johnson.

As Ferrari dos dois brasileiros inscritos ficaram em 11º lugar (AF Corse), com Matteo Cressoni, um dos parceiros de Daniel Serra, como autor da melhor volta; Marcos Gomes colocou a #63 da Scuderia Corsa como 17ª colocada do plantel – 1’46″204.

Mas já dizia o grande craque dos gramados Valdir Pereira, o Didi, ‘treino é treino e jogo é jogo’. Sábado e domingo é o que interessa e nada mais.

O último treino livre será de 1h de duração, a partir de 13h20 de Brasília.