A Mil por Hora
24h de Le Mans

Le Mans em agosto e início do WEC adiado para maio

RIO DE JANEIRO – Duas decisões em espaço pouco superior a 24 horas mudam o desenho do Campeonato Mundial de Endurance de 2021. A temporada deste ano não começará mais no primeiro fim de semana de abril e sim em maio, atentendo às necessidades sanitárias face o alto risco de contágio do Covid-19 por conta […]

RIO DE JANEIRO – Duas decisões em espaço pouco superior a 24 horas mudam o desenho do Campeonato Mundial de Endurance de 2021. A temporada deste ano não começará mais no primeiro fim de semana de abril e sim em maio, atentendo às necessidades sanitárias face o alto risco de contágio do Covid-19 por conta das cepas do vírus que vêm se alastrando no mundo todo – e o alerta vermelho mundial é o Brasil. Que triste…

A temporada #9 começaria em Portimão com o prólogo e a disputa de uma etapa com 8h de duração no Autódromo Internacional do Algarve. Só que não: a nova data é 13 de junho, no fim de semana em que aconteceria as 24h de Le Mans.

Como vocês leram no blog anteontem quando a notícia de uma possível mudança de data foi divulgada na imprensa francesa, na quinta-feira o ACO anunciou de forma oficial o adiamento da 89ª edição da prova para os dias 21/22 de agosto, com a realização do Journée Test – que em 2020 não aconteceu – marcado para o dia 15.

Mexida a estrutura de Le Mans pela terceira vez na história – segunda seguida – para garantir um mínimo de 50 mil espectadores presentes e uma situação de Pandemia teoricamente mais controlada para daqui a alguns meses na Europa, o calendário do WEC e também do ELMS sofreu mudanças. No Europeu, antecipou-se a disputa da prova de Paul Ricard, que seria em agosto, para junho.

E com o adiamento das 8h de Portimão para junho, toda a abertura da temporada será em Spa-Francorchamps. O Prólogo será no fim de abril e a primeira corrida, num sábado, acontece em 1º de maio, com 6h de duração.

Em primeira ordem, o restante do calendário, que sofre sua terceira alteração desde a publicação das datas originais, está mantido – mas sob possíveis mudanças face o desenvolvimento do Covid-19.