A Mil por Hora
Fórmula Indy

Pato na pole

SÃO PAULO – Quem imaginou Penske ou Ganassi dominando a primeira fila em Barber para a abertura da temporada 2021 da IndyCar (Fórmula Indy) deparou-se neste sábado com Andretti e McLaren na linha de frente do grid de 24 carros. O mexicano “Pato” O’Ward, 21 anos apenas, levou a segunda pole position da carreira no […]

SÃO PAULO – Quem imaginou Penske ou Ganassi dominando a primeira fila em Barber para a abertura da temporada 2021 da IndyCar (Fórmula Indy) deparou-se neste sábado com Andretti e McLaren na linha de frente do grid de 24 carros. O mexicano “Pato” O’Ward, 21 anos apenas, levou a segunda pole position da carreira no treino oficial – com a marca de 1’05″8479. Alexander Rossi larga em segundo e Álex Palou, em sua estreia na Ganassi, confirmou o bom ritmo demonstrado nos dois treinos livres e parte em 3º, com Will Power em quarto.

Curioso notar que a pista de Birmingham, no estado do Alabama, é um dos poucos traçados que nunca viu Scott Dixon no Victory Lane – e nunca foi por falta de tentativas. O neozelandês larga na terceira fila ao lado de Marcus Ericsson e à frente do melhor estreante – ninguém menos que Romain Grosjean, que conseguiu um ótimo 7º lugar. Ou seja: por um triz o franco-suíço não estreou avançando para o Fast Six.

Aliás, Scott McLaughlin também ‘caiu’: foi o 12º – e não foi o único dos ótimos nomes do grid da Indy a largar do meio para trás do pelotão. Sem avançar para a segunda fase do treino, vieram pilotos como Simon Pagenaud, Ryan Hunter-Reay, Sébastien Bourdais, Takuma Sato (último vencedor em Barber), Felix Rosenqvist (que provocou uma bandeira vermelha e teve o tempo deletado) e James Hinchliffe, que bateu.

Claro, Jimmie Johnson também faz parte do rol: desde o começo já se sabia ser difícil a adaptação e os palpites foram confirmados. O heptacampeão da Nascar vai largar do 21º lugar em sua estreia. Vai ser um longo domingo para o #48, que terá de contar com uma estratégia inteligente e problemas alheios para ir mais à frente.

E onde vocês poderão ver a corrida? Na tela da TV Cultura, abrindo 10 minutos antes – 16h20 de Brasíia. Estarei nos comentários ao lado do craque Geferson Kern.