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Mundial de Endurance

WEC 2021, Prólogo: United Autosports dita a lei em dia de acidentes e Hypercars superados pelos LMP2

RIO DE JANEIRO – O primeiro dos dois dias do Prólogo do Mundial de Endurance 2021 em Spa-Francorchamps, local da primeira etapa do campeonato no próximo sábado, já deu o que falar: os protótipos LMP2 superaram os Hypercars e lideraram a folha de tempos no traçado belga, numa segunda-feira de muitos acidentes e problemas para […]

RIO DE JANEIRO – O primeiro dos dois dias do Prólogo do Mundial de Endurance 2021 em Spa-Francorchamps, local da primeira etapa do campeonato no próximo sábado, já deu o que falar: os protótipos LMP2 superaram os Hypercars e lideraram a folha de tempos no traçado belga, numa segunda-feira de muitos acidentes e problemas para algumas equipes.

A começar para Toyota e Alpine, que se defrontaram com essa realidade, pelo menos nas duas primeiras sessões cronometradas, de ficar atrás de um grupo de Esporte-Protótipos que já terão limitações de aerodinâmica, restrição mecânica com menos potência motriz, peso mínimo maior e composto de pneu padrão – o Hard da Goodyear – para todo o campeonato.

O carro #22 do trio Filipe Albuquerque/Phil Hanson/Fabio Scherer, da atual campeã United Autosports, foi o mais veloz do dia. A marca de 2’04″822 foi ainda superior à do primeiro treino, quando o português virou em 2’04″968.

Aliás, registre-se que Albuquerque foi melhor que Job Van Uitert (Racing Team Nederland) pela escassa margem de um milésimo de segundo. O Team WRT, novato na competição este ano, apareceu em 3º lugar com Robin Frijns a marcar 2’05″043.

Só em quarto no acumulado das duas sessões é que veio o melhor Hypercar – o Alpine A480 Gibson LMP1 conduzido por Matthieu Vaxivière, que virou 2’05″230. A Toyota ficou em sexto na geral com o #8 de Kazuki Nakajima marcando 2’05″413.

O #7 do construtor japonês pouco andou hoje, por razões mecânicas. Foram problemas hidráulicos e de parte elétrica que se manifestaram no carro dos campeões mundiais José María López (de aniversário hoje) e os parceiros Mike Conway e Kamui Kobayashi.

Na Alpine, André Negrão deu 24 voltas – dezenove no treino da tarde. O piloto brasileiro fez seu melhor giro do dia em 2’05″980.

Cabe lembrar que o BoP da classe LMH para as 6h de Spa começa com uma diferença de peso de 110 kg favorável à Alpine – 930 kg de peso mínimo para o LMP1 francês e 1040 kg para o GR010 Hybrid dos orientais. Outro detalhe será o gasto de energia por stint: 964 MJ para a Toyota por conta do sistema híbrido e 920 MJ para a concorrente.

A Porsche dominou os ensaios da LMGTE-PRO, classe que conta com a luxuosa presença da Corvette na prova de abertura do campeonato. O carro #92 de Kévin Estre/Neel Jani fez a melhor volta nas duas sessões e a mais rápida do dia veio no primeiro treino – 2’14″104. A AF Corse ficou em segundo com o #51 de Ale Pier Guidi/James Calado e o #52, apenas com Miguel Molina – já que Daniel Serra está em trânsito e entra para a Europa via Dubai, ou seja, pegando dois voos cansativos – ficou em terceiro.

Na LMGTE-AM, o carro mais rápido foi a Ferrari #47 da Cetilar Racing, do trio italiano Roberto Lacorte/Giorgio Sernagiotto/Antonio Fuoco marcando 2’14″509. Além deles, somente o Porsche #56 da Project 1 do trio Matteo Cairoli/Riccardo Pera/Egidio Perfetti virou abaixo de 2’15” nesta segunda-feira.

Augusto Farfus dividiu os trabalhos com Paul Dalla Lana, porque Marcos Gomes vai para a Europa da mesma forma que Daniel Serra, pegando dois voos para chegar à Bélgica. De manhã, o experiente piloto brasileiro fez sua melhor volta em 2’15″874.

Felipe Fraga chegou a andar no seu novo ‘brinquedinho’ e virou 2’15″761, pouca coisa mais lento que Dylan Pereira, que fez o melhor tempo do Aston Martin #33 da TF Sport. Aí…

Ben Keating, o terceiro piloto, sofreu um forte acidente na Eau Rouge-Raidillon e destruiu o carro. E não foi o único. Nem do dia e nem dos Aston Martin – muito menos da TF Sport. O #777 inscrito sob a bandeira da D’Station Racing também sofreu um acidente com Satoshi Hoshino. A equipe de Tom Ferrier vai perder longo tempo hoje reconstruindo os carros e pouco se sabe quanto a informações se andarão amanhã…

ATUALIZAÇÃO: o chassi do ELMS usado nas 4h de Barcelona já saiu da Inglaterra, na sede do time, para ser usado nesse fim de semana em Spa-Francorchamps como substituto do carro #33, irremediavelmente destruído.

Na segunda sessão, que ganhou meia hora por conta das ‘pancas’ da TF Sport, mais dois incidentes: o primeiro com o Oreca da JOTA guiado por Sean Gelael e o segundo com o outro Porsche do Team Project 1, guiado pelo novato norueguês Anders Burchardt.

A registrar também que as trincas femininas tiveram desempenho ok nesta segunda-feira. Com a marca de 2’07″540, o carro #1 da Richard Mille Racing Team completou hoje 89 voltas e a melhor passagem foi da jovem pilota alemã Sophia Flörsch. Tatiana Calderón chegou do Japão a tempo de pilotar à tarde e andou 24 voltas.

As “Iron Dames”, do trio da Ferrari #83 da Iron Lynx, começaram em último na folha de tempos na primeira fase do Prólogo e melhoraram na segunda. Saíram com 2’16″126, tempo da suíça Rahel Frey, já bastante ambientada com a máquina. Katherine Legge ficou a dois décimos da colega e Manuela Göstner andou na casa de 2’20”.

Nesta terça haverá mais duas baterias de testes – a primeira com 2h55min de duração e começando às 9h55 locais, 4h55 de Brasília. O último treino terá 3h de duração e início às 14h locais, 9h da manhã aqui no Brasil.

Com relação à transmissão pela TV para a América do Sul, consta na relação dos Broadcasts o Grupo Disney via Fox Sports – porém, para efeito de informação, apenas como Fox Sports 3, canal inexistente aqui. Por via das dúvidas, eu vou assinar outra vez o pacote do app e acompanhar o campeonato por lá.