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Mundial de Endurance

WEC, 6h de Spa-Francorchamps: Hypercars finalmente aparecem no topo

RIO DE JANEIRO – Alpine e Toyota finalmente superaram os LMP2 em Spa-Francorchamps: os carros da classe Hypercar, após o Prólogo e o primeiro treino livre na quinta-feira, apareceram no topo da folha de tempos nas duas sessões preparatórias para o treino oficial que acontece hoje, com início marcado para 18h20 locais (13h20 de Brasília). […]

Toyota faz 1-2 no último treino livre e abre a chance de a zebra não passear no treino classificatório das 6h de Spa-Francorchamps, ainda hoje (Foto: Nico Mombaerts/AdrenalMedia.com/FIA WEC)

RIO DE JANEIRO – Alpine e Toyota finalmente superaram os LMP2 em Spa-Francorchamps: os carros da classe Hypercar, após o Prólogo e o primeiro treino livre na quinta-feira, apareceram no topo da folha de tempos nas duas sessões preparatórias para o treino oficial que acontece hoje, com início marcado para 18h20 locais (13h20 de Brasília).

Mais cedo, na madrugada brasileira e início da manhã, André Negrão virou a melhor volta em 2’03″396 – tempo que foi superado sem sustos pela Toyota no segundo treino, já no início da tarde na Bélgica.

Na atividade de 1h que serviu como apronto para a definição do grid, Kamui Kobayashi fez 2’02″518 – possivelmente já com o setup de classificação. No finalzinho da sessão, Kazuki Nakajima estabeleceu 2’02″868 e foi o segundo mais rápido. Cabe lembrar que no Prólogo eles não passaram de 2’03″431, que fora a melhor volta deles nos testes, com Sébastien Buemi.

A United Autosports comandou todas as sessões livres até agora entre os LMP2. De manhã, Filipe Albuquerque fez a melhor volta da classe com 2’03″733, tempo que ele não alcançaria no FP3 por 0″028. A G-Drive Racing ficou em quarto e quinto no último treino livre na geral, com Roberto Mehri marcando a melhor volta do #25, à frente de Nyck De Vries.

Na LMGTE-PRO, segue a predominância da Porsche em relação às Ferrari da AF Corse e ao Corvette C8.R inscrito para a abertura do campeonato. Kévin Estre, sempre muito rápido, fez mais uma vez a melhor volta de sua classe na sexta-feira, marcando 2’11″936 – a volta do franc^ês foi sete décimos melhor que a do outro carro do construtor de Weissach, com Richard Lietz.

A Ferrari ficou com Miguel Molina em terceiro, na casa de 2’13” baixo e o Corvette andou em 2’13” alto, com Antonio Garcia a bordo.

Matteo Cairoli fez o giro mais rápido da LMGTE-AM nas duas sessões. Mais cedo, o italiano andou em 2’13″941 e tornou a predominar no FP3, quatro décimos abaixo de Matt Campbell, com uma das Ferrari da AF Corse, guiada por Alessio Rovera, a seguir.

Lembrando mais uma vez: o qualifying terá 10min de pista aberta para LMGTE-PRO e LMGTE-AM (e nesta classe, guiam somente os pilotos bronze para a formação do grid). No treino seguinte, 10min para Hypercar e LMP2 – e nesta divisão, classificarão os pilotos Prata ou Bronze das 14 tripulações inscritas.

O treino pode ser visto ao vivo no site ou no app do FIA WEC, mas é pago.