A Mil por Hora
IMSA

IMSA: apenas 20 carros no GP de Detroit

RIO DE JANEIRO – Quarta etapa da temporada 2021 do IMSA Weathertech SportsCar Championship, o GP de Detroit volta a ser disputado no circuito urbano montado no Belle Isle Park após dois anos. Ano passado, o Covid-19 impediu que a corrida fosse realizada e como a vacinação avançou muito nos EUA, será possível o regresso […]

Felipe Nasr e Pipo Derani serão os únicos brasileiros presentes no GP de Detroit da IMSA. Corrida se realiza sábado a partir de 18h10 de Brasília (Foto: Jake Galstad/IMSA)

RIO DE JANEIRO – Quarta etapa da temporada 2021 do IMSA Weathertech SportsCar Championship, o GP de Detroit volta a ser disputado no circuito urbano montado no Belle Isle Park após dois anos. Ano passado, o Covid-19 impediu que a corrida fosse realizada e como a vacinação avançou muito nos EUA, será possível o regresso da série de Protótipos e Grã-Turismo.

A corrida terá duração de 1h40min apenas, disputada no formato Sprint neste sábado. A organização do certame contará com 20 carros no grid – seis protótipos DPi, dois GTLM e os demais inscritos da subclasse GTD.

A priori, apenas os DPi marcam pontos para o campeonato do Weathertech SportsCar Championship, cabendo aos GTD competir pela 2ª etapa do certame paralelo Sprint Cup. Os dois Corvette C8-R participam mas estão inelegíveis para pontos – a Weathertech Racing nem levou seu Porsche para Detroit.

As escuderias Pfaff, Wright Motorsports e Magnus Racing w/Archangel tampouco optaram pelo deslocamento para a disputa, pelo fato de a corrida da GTD não valer pontos para o campeonato e apenas para a Sprint Cup. Isso fez com que Andy Lally ficasse de fora do grid pela primeira vez desde a unificação entre ALMS e Grand-Am, em 2014.

A lista de entradas tem duas novidades: Marco Mapelli disputa a corrida no #19 da GRT Grässer junto a Misha Goikhberg e Townsend Bell, que vai trabalhar no fim de semana nas análises da IndyCar, substitui Zach Veach, vetado por Covid-19, para correr junto ao antigo parceiro Frankie Montecalvo.

Vencedores em Mid-Ohio, Ricky Taylor e Filipe Albuquerque defendem a liderança da classificação com 1070 pontos contra 1015 de Harry Tincknell/Oliver Jarvis e 925 de Loïc Duval/Tristan Vautier. Únicos brasileiros inscritos, Felipe Nasr/Pipo Derani têm neste fim de semana uma ótima oportunidade para faturar a primeira vitória da dupla – quarta colocada na tabela, com 920 pontos – em 2021.

A corrida deste fim de semana será amanhã após a corrida #1 da Fórmula Indy em Detroit, com largada prevista para 18h10 (hora de Brasília).