Um total de 44 carros foi anunciado pelos organizadores para uma corrida que terá, entre as equipes, alguns desfalques por conta da coincidência de datas com outras competições. O DTM, por exemplo, ‘rouba’ do GTWC Europe alguns pilotos. E é por isso que Felipe Fraga, presente em Spa no carro #89 como piloto Mercedes-AMG, está de volta: o brasileiro de 26 anos guia o #88 dessa vez junto a Raffaele Marciello e Jules Gounon, em substituição a Dani Juncadella – sem dúvida, um trio com ótimas chances de vitória, diferente da corrida passada. Em Spa, Felipe chegou em 10º junto a Lucas Auer e Timur Boguslavskiy.
A equipe que chama a atenção para essa contenda nas montanhas alemãs do Eifel é a Iron Lynx, em alta após o pódio em Le Mans, a vitória nas 24h de Spa-Francorchamps e na berlinda com a notícia de que o time se junta à Prema para alinhar um Esporte-Protótipo em 2022 na classe LMP2 do FIA WEC.
O time terá no #51 o trio recém-coroado campeão na Bélgica e que deu à Casa de Maranello a primeira vitória em Spa nas 24h após 17 anos, e o #71 com Callum Ilott dividindo o cockpit com Alessio Rovera e Antonio Fuoco. É também uma semana bastante agitada para o britânico, recém-confirmado na Indy pela Juncos-Hollinger para o GP de Portland do próximo dia 12.
Além de Juncadella, outros seis pilotos não participarão da corrida deste domingo por conflitos com o DTM: os irmãos sul-africanos Kelvin e Sheldon Van der Linde, os alemães Timo Glock e Marco Wittmann, o monegasco Vincent Abril e o britânico Phillip Ellis.
Robin Frijns, campeão das 24h de Le Mans na LMP2 este ano, estará no #32 com Dries Vanthoor e Charles Weerts na vaga do líder do DTM, enquanto a Walkenhorst Motorsport chama para os lugares de Sheldon van der Linde, Glock e Wittmann os pilotos Jake Dennis, Nick Yelloly e Nicky Catsburg.
No Mercedes da Haupt ocupado por Abril estará Nico Bastian, que correria pela GetSpeed performance e agora fará companhia a Luca Stolz e Maro Engel no #4. O lugar de Bastian será do francês Jim Pla.
Já a Winward Racing, que se divide em duas frentes com DTM e GTWC Europe e sua estrutura, não definiu ainda quem estará no #57 junto a Russell Ward e Mikaël Grenier.
Outra substituição anunciada, mas forçosamente, é de Luca Ghiotto na vaga de Jack Aitken no Lamborghini da Emil Frey Racing – que terá de usar dois novos chassis na Alemanha, já que dois de seus Huracán foram inteiramente destruídos. Ghiotto foi confirmado no trio junto a Konsta Lappalainen e Arthur Rougier.
Ainda há outros nomes a confirmar – mais três, somente – nos times CMR (Silver Cup), AF Corse (Pro-AM) e Rinaldi Racing (Silver Cup). Na Ferrari #53, vão apenas dois pilotos: Matt Griffin e Duncan Cameron.
Após três etapas – e a vitória em Spa – o trio Pier Guidi/Nielsen/Ledogar chega nessa etapa como líder da série de Endurance com 71 pontos, seguidos por Weerts/Vanthoor/Van der Linde com 56 e Marciello/Juncadella/Gounon somando 36.
Na Silver Cup, Rolf Ineichen/Ricardo Feller/Alex Fontana, da Emil Frey Racing, lideram somando 60 pontos, contra 55 do vice-líder Patrick Kujala e 53 de Rik Breukers, Ricardo Sánchez e Ezequiel Pérez-Companc, que defendem a Madpanda Motorsport.
A liderança da Pro-Am é de Chris Froggatt e Eddie Cheever III, que têm 69 pontos enquanto Jonathan Hui soma 63 e o 3º lugar é de Alexander West e Chris Goodwin com 55. Aumentam as chances de Froggatt ganhar ‘solo’ o campeonato, porque o filho do antigo piloto de F1 e também campeão da Indy 500 Eddie Cheever Jr., será substituído este fim de semana por Rino Mastronardi no #93 da Sky Tempesta Racing.