RIO DE JANEIRO – No que for da vontade dos céus e de São Pedro, é bom que pilotos e equipes das 24h de Daytona, prova de abertura da IMSA em 2022 neste fim de semana se preparem: após o ROAR Before The Rolex 24, veio a mudança de tempo na Flórida e a previsão não é nada boa – inclusive com temperaturas muito baixas no sábado: inclusive, a mínima prevista é de dois graus.
Negativos.
A máxima em todo evento, estima-se, não ultrapassará 12º C e pelo menos a tendência é que haja sol. Mas pelo menos até amanhã a chuva dará as cartas.
E foi ela quem atrapalhou toda a quinta-feira de treinos abertos após o Motul Pole Award que já definiu o grid de 61 carros nas cinco categorias. Um só treino dos três previstos teve pista mais ou menos seca e nele o japonês Kamui Kobayashi fez a melhor volta do dia no Cadillac DPi da Ally/Action Express – 1’35″470, quase um segundo e meio abaixo do também companheiro de Toyota no WEC e de Action Express, só que pilotando o #31, o britânico Mike Conway.
A coisa foi tão estranha ao longo do dia que Nico Müller fez o melhor tempo entre os LMP2 com o #20 da High Class Racing e Pato O’Ward fechou o FP1 com a melhor marca da sessão, num último esforço do mexicano com o #81 da DragonSpeed – no treino noturno, a melhor volta foi do #10 da WTR, virando pouco acima de 1’48”. No agregado do dia, Ed Jones foi o segundo melhor da divisão LMP2 e Devlin Defrancesco, o terceiro.
Na LMP3, Felipe Fraga alcançou a melhor volta ao longo das três sessões com o Ligier da Riley Motorsports, marcando 1’43″203. Garett Grist foi o segundo e o experiente português João Barbosa ficou com a terceira posição na divisão.
Entre os modelos de Grã-Turismo, Mikaël Grenier liderou um 1-2 de Mercedes-AMG com o #57 da Winward Racing – 1’46″577 contra 1’46″835 de Maxi Götz, com o #28 da Alegra Motorsports, ambos também no FP2. A Crucial Motorsports ficou em terceiro com Patrick Gallagher e seu McLaren.
O primeiro GTD Pro veio após uma penca de 13 carros da outra subdivisão – Jack Hawksworth andou em 1’48″725 e o segundo melhor piloto da classe hoje foi Dani Juncadella andando em 1’49″639. Um dia, como se nota, sem tanta serventia para os times ante a situação disposta de tempo seco, porém com muito frio no sábado e no domingo. A IMSA programou para amanhã a partir de 11h05 locais, 13h05 de Brasília, o último treino livre com duração de 60 minutos – porque amanhã tem a corrida #2 da Mazda MX-5 Cup e a abertura do IMSA Michelin Pilot Challenge, com 4h de duração.
Para informação das leitoras e leitores do canal, o Grupo Disney não renovou o contrato de transmissão da série e o geoblock no site da IMSA por enquanto inexiste para o público brasileiro. Quem quiser, pode acompanhar a corrida no fim de semana na íntegra, a partir de 15h40 de Brasília – 13h40 na Flórida. O meu canal do YouTube terá boletins ao longo das 24h de Daytona com imagens ao vivo inclusive.