IMSA, 24h de Daytona: chuva atrapalha preparativos pré-corrida

Kamui Kobayashi precisou de cinco voltas para fazer o melhor tempo de uma quinta-feira de treinos muito atrapalhada pela chuva. E o frio deve também prejudicar a disputa no fim de semana (Foto: IMSA/Jake Galstad)

RIO DE JANEIRO – No que for da vontade dos céus e de São Pedro, é bom que pilotos e equipes das 24h de Daytona, prova de abertura da IMSA em 2022 neste fim de semana se preparem: após o ROAR Before The Rolex 24, veio a mudança de tempo na Flórida e a previsão não é nada boa – inclusive com temperaturas muito baixas no sábado: inclusive, a mínima prevista é de dois graus.

Negativos.

A máxima em todo evento, estima-se, não ultrapassará 12º C e pelo menos a tendência é que haja sol. Mas pelo menos até amanhã a chuva dará as cartas.

E foi ela quem atrapalhou toda a quinta-feira de treinos abertos após o Motul Pole Award que já definiu o grid de 61 carros nas cinco categorias. Um só treino dos três previstos teve pista mais ou menos seca e nele o japonês Kamui Kobayashi fez a melhor volta do dia no Cadillac DPi da Ally/Action Express – 1’35″470,  quase um segundo e meio abaixo do também companheiro de Toyota no WEC e de Action Express, só que pilotando o #31, o britânico Mike Conway.

A coisa foi tão estranha ao longo do dia que Nico Müller fez o melhor tempo entre os LMP2 com o #20 da High Class Racing e Pato O’Ward fechou o FP1 com a melhor marca da sessão, num último esforço do mexicano com o #81 da DragonSpeed – no treino noturno, a melhor volta foi do #10 da WTR, virando pouco acima de 1’48”. No agregado do dia, Ed Jones foi o segundo melhor da divisão LMP2 e Devlin Defrancesco, o terceiro.

Na LMP3, Felipe Fraga alcançou a melhor volta ao longo das três sessões com o Ligier da Riley Motorsports, marcando 1’43″203. Garett Grist foi o segundo e o experiente português João Barbosa ficou com a terceira posição na divisão.

Entre os modelos de Grã-Turismo, Mikaël Grenier liderou um 1-2 de Mercedes-AMG com o #57 da Winward Racing – 1’46″577 contra 1’46″835 de Maxi Götz, com o #28 da Alegra Motorsports, ambos também no FP2. A Crucial Motorsports ficou em terceiro com Patrick Gallagher e seu McLaren.

O primeiro GTD Pro veio após uma penca de 13 carros da outra subdivisão – Jack Hawksworth andou em 1’48″725 e o segundo melhor piloto da classe hoje foi Dani Juncadella andando em 1’49″639. Um dia, como se nota, sem tanta serventia para os times ante a situação disposta de tempo seco, porém com muito frio no sábado e no domingo. A IMSA programou para amanhã a partir de 11h05 locais, 13h05 de Brasília, o último treino livre com duração de 60 minutos – porque amanhã tem a corrida #2 da Mazda MX-5 Cup e a abertura do IMSA Michelin Pilot Challenge, com 4h de duração.

Para informação das leitoras e leitores do canal, o Grupo Disney não renovou o contrato de transmissão da série e o geoblock no site da IMSA por enquanto inexiste para o público brasileiro. Quem quiser, pode acompanhar a corrida no fim de semana na íntegra, a partir de 15h40 de Brasília – 13h40 na Flórida. O meu canal do YouTube terá boletins ao longo das 24h de Daytona com imagens ao vivo inclusive.

Comentários

  • Lamentável a atuação do grupo Disney em relação ao esporte motorizado.
    Total desprestígio e desrespeito à história dos canais, dos profissionais que neles atuam e ao público interessado. Uma lástima!
    Mas ao menos podemos ver algo no site e acompanhar os seus comentários no Youtube.

    • Mas eu não esperava nada muito diferente. Os direitos que eles tinham ainda vinculados ao Fox Sports dificilmente seriam renovados, se houvesse custo. Como deve ter sido o caso da Nascar e da IMSA, que estão meio que no mesmo guarda-chuva.

      Veremos o que farão (ou não) com o WEC.

  • Realmente lamentável o Grupo Disney, vão perder muita audiência e profissionais especializados,
    qual é a proposta deles?

    24 horas da Disneylândia?