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DTM

DTM confirma 29 carros na temporada completa

RIO DE JANEIRO – Melhor que a encomenda: o DTM, sigla para Deutsche Tourenwagen Masters, terá seu maior grid em anos e um plantel mais encorpado e competitivo que o da última temporada, a primeira dentro do regulamento GT3 FIA, quando 19 carros eram regulamente inscritos e 23 pilotos correram por pontos (sete foram hors-concours). […]

RIO DE JANEIRO – Melhor que a encomenda: o DTM, sigla para Deutsche Tourenwagen Masters, terá seu maior grid em anos e um plantel mais encorpado e competitivo que o da última temporada, a primeira dentro do regulamento GT3 FIA, quando 19 carros eram regulamente inscritos e 23 pilotos correram por pontos (sete foram hors-concours).

Com seis marcas envolvidas – Audi, BMW, Ferrari, Lamborghini, Mercedes-AMG e Porsche – além de um total de 14 equipes, nada menos que 29 carros estão assegurados – podendo haver mais inscrições eventuais, contudo sem marcar pontos para o certame que prevê um calendário de oito rodadas duplas e 16 corridas, a se disputar de abril a outubro.

Campeã de forma polêmica com Maxi Götz ano passado, a Mercedes-AMG tem oito de seus carros assegurados e é o maior plantel de um único fabricante. O construtor da estrela de três pontas será representado por Team Winward (três carros), Team HRT e Gruppe M (dois cada) e Mücke Motorsport, com um.

Götz carrega o dorsal #1 e o leva para o Team Winward, onde seus colegas de esquadra serão Lucas Auer (sobrinho do organizador do campeonato Gerhard Berger) e o novato David Schumacher, filho de Ralf, sobrinho de Michael e primo de Mick Schumacher.

Luca Stolz será o substituto de Götz na organização de Hubert Haupt, que traz Arjun Maini, vindo da GetSpeed, que neste ano será substituída pela GruppeM, time que representa Hong Kong – Maro Engel e o canadense Mikaël Grenier serão os pilotos. No carro solitário da Mücke, alinha o experiente Maxi Bühk.

Audi e Lamborghini, ambas do Volkswagen Auto Group (VAG) vão com o mesmo número de carros – seis, cada. O construtor de Sant’Agata teve só dois carros a tempo inteiro em 2021 e um ou outro eventual – triplicando o plantel por conta do investimento pesado do time de Göttfried Grässer: a GRT terá Clemens Schmid, Rolf Ineichen, Mirko Bortolotti e Alessio Deledda. A T3 mantém Esmee Hakwey e Esteban Muth rumou para uma equipe BMW, sendo substituído por ninguém menos que Nicki Thiim, ligado à Aston Martin.

Os quatrargólicos de Ingolstadt confiam no Team ABT Sportsline e numa trinca formada por Kelvin Van der Linde, René Rast e Ricardo Feller, enquanto Nico Müller e o estadunidense Dev Gore repetem a parceria de quase toda a temporada passada no Team Rosberg. A novidade é o ingresso da Attempto Racing na série, trazendo o alemão Marius Zug, de 19 anos completados em fevereiro.

Walkenhorst e Schübert, com dois carros cada, representam a BMW e trazem a nova M4 GT3. Marco Wittmann, antigo campeão da série, forma na Walkenhorst com Esteban Muth. Phillipp Eng retorna ao DTM e terá como colega de esquadra o sul-africano Sheldon Van der Linde, irmão e rival de Kevin, da Audi.

A Porsche vai de Thomas Preining no Team Bernhard e dois carros da SSR, com Laurens Vanthoor e Dennis Olsen. Por fim, a RedBull AlphaTauri AF Corse compete como representante da Ferrari, contratando o brasileiro Felipe Fraga e o neozelandês Nick Cassidy.

Contudo, Cassidy tem coincidência de datas (duas, aliás) com a Fórmula E e terá de ser substituído. Quem testou em Spa com a equipe foi ninguém mais, ninguém menos que a lenda do off-road Sébastien Loeb, que tem o apoio há anos da marca de energéticos de Didi Mateschitz.

A confirmar se já na abertura em Portimão o lugar de Cassidy será do bom e velho Loeb, atualmente com 48 anos.