A Mil por Hora
IMSA

Porsche já tem primeiros times clientes no WEC e IMSA

RIO DE JANEIRO – Vinte e quatro horas após o anúncio formal da equipe Porsche-Penske Motorsport com o novo protótipo 963 construído para o regulamento LMDh e que estará na série IMSA dos EUA e no WEC – logicamente, também nas 24h de Le Mans – a casa de Weissach já confirmou dois times clientes […]

Introducing the Porsche Penske Motorsport 963 racecar

RIO DE JANEIRO – Vinte e quatro horas após o anúncio formal da equipe Porsche-Penske Motorsport com o novo protótipo 963 construído para o regulamento LMDh e que estará na série IMSA dos EUA e no WEC – logicamente, também nas 24h de Le Mans – a casa de Weissach já confirmou dois times clientes para 2023 – um em cada campeonato.

Descartada pela Cadillac, a JDC-Miller já negociou o leasing de um protótipo para se juntar à Penske na batalha contra os times concorrentes que vão de Acura, BMW e Cadillac no próximo ano. Contudo, a operação pode não começar já na abertura do campeonato em janeiro, com as 24h de Daytona, marcadas para 28 e 29 daquele mês.

O CEO da Porsche North America Volker Holzmeyer disse que é uma questão de ‘prioridades’. Logicamente os carros oficiais ficarão prontos primeiro e o protótipo ainda está em desenvolvimento – aliás, estreia nas 8h do Bahrein válidas pelo WEC este ano, como ‘hors-concours’, sem direito a pontos.

Se a homologação atrasar, é claro que a JDC-Miller pagará um preço. Afora o custo alto do leasing dos equipamentos – US$ 2,9 milhões (R$ 15,2 milhões).

Para a segunda equipe cliente anunciada durante o Goodwood Festival of Speed, a maré será melhor porque o WEC deve ter início em março: a Jota Sport de Simon Dolan, Sam Highnett e David Clarke foi escolhida como um dos times clientes no Mundial de Endurance.

O running será feito em parceria com a Singer Group e o principal patrocinador será a Hertz, a famosa companhia de aluguel de automóveis. O português Antonio Félix da Costa, que compete pela escuderia na LMP2 – e venceu este ano as 24h de Le Mans na divisão junto a Will Stevens e Roberto González – é um potencial candidato a um dos assentos, já que na Hypercar, em princípio, só podem ser inscritos pilotos ouro ou platina.

Quanto aos outros dois 963 que serão entregues a times privados – sendo mais um na IMSA e outro no WEC – aguardemos…