A Mil por Hora
Super GT

Vitória e liderança para Fenestraz e Miyata no Super GT

SÃO PAULO – Metade da temporada 2022 cumprida para o Super GT e a quarta etapa foi disputada domingo no Fuji Speedway – com duração de 450 km, foi a segunda prova mais longa em distância da temporada, mas oficialmente por voltas, acabou por superar a etapa do Golden Week – igualmente realizada em Fuji […]

SÃO PAULO – Metade da temporada 2022 cumprida para o Super GT e a quarta etapa foi disputada domingo no Fuji Speedway – com duração de 450 km, foi a segunda prova mais longa em distância da temporada, mas oficialmente por voltas, acabou por superar a etapa do Golden Week – igualmente realizada em Fuji – e que foi interrompida por conta de um violento acidente. Desta vez, tudo correu bem.

Principalmente para Sacha Fenestraz e Ritomo Miyata: a dupla do #37 do KeePer Team Tom’s, que na média de idade (23 anos) é a mais jovem do grid, venceu a disputa e assumiu a liderança do campeonato com 31 pontos, superando os até então comandantes do topo da tabela, Kazuya Oshima e Kenta Yamashita, da Eneos X Prime.

A Calsonic Impul chegou em 2º com o Nissan Fairlady Z conduzido por Kazuki Hiramine e Bertrand Baguette, cabendo o último degrau do pódio a Daiki Sasaki e Kohei Hirate, com outro Nissan – este da Realize Corporation Advan Kondo.

O melhor Honda na chegada foi o da ARTA: 5º colocado com Nirei Fukuzumi e Tomoki Nojiri, atrás do Toyota de Sho Tsuboi e Giuliano Alesi, noutro carro do Team Tom’s.

Na GT300, a R&D Sport venceu a disputa com o Subaru BRZ de motor com cilindros opostos, guiado por Takuto Iguchi e Hideki Yamauchi, atuais campeões da categoria. Eles venceram com quase seis segundos de frente para a Gainer de Keishi Ishikawa e Hironobu Yasuda, que guiaram um Nissan GT-R Nismo GT3. Takashi Kobayashi e Kakunoshin Ohta foram ao pódio com o Honda NSX-GT3 da Upgarage.

Com 99 kg de lastro no Nissan #56 da Realize Nissan Mechanic Challenge, João Paulo de Oliveira e Kiyoto Fujinami terminaram em 6º lugar com uma volta de atraso em relação aos vencedores – e coletaram pontos importantíssimos. Com uma vitória e dois pódios, a dupla lidera com 38 pontos contra 29,5 de Iguchi/Yamauchi. Para a próxima corrida, de acordo com a classificação e a pontuação, os ponteiros vão lidar com um lastro extra de 114 kg.

A próxima etapa será em Suzuka, no último fim de semana deste mês.

O calendário para a temporada 2023 foi divulgado pela GTA: a organizadora da série garantiu oito datas para a classe em seis circuitos diferentes – Fuji Speedway e Suzuka são os únicos com dois eventos garantidos. As datas ainda serão ratificadas por conta dos eventos de nível mundial nos calendários FIA.

Eis as datas:

16 de abril – Okayama
4 de maio – Fuji Speedway
4 de junho – Suzuka
6 de agosto – Fuji Speedway
27 de agosto – Suzuka
10 de setembro – Sportsland Sugo
1º de outubro – Autopolis
5 de novembro – Mobility Resort Motegi