A Mil por Hora
24h de Le Mans

Com vocês, a nova Ferrari 499P

RIO DE JANEIRO – Meio século se passou desde a última oportunidade em que a Ferrari disputou as 24h de Le Mans com uma estrutura de fábrica. Os seguidos fracassos na Fórmula 1 e a chegada de um jovem executivo por ordem da Fiat, que comprara de Enzo parte de sua criação, chamado Luca di […]

Ferrari 499P Launch Video

RIO DE JANEIRO – Meio século se passou desde a última oportunidade em que a Ferrari disputou as 24h de Le Mans com uma estrutura de fábrica. Os seguidos fracassos na Fórmula 1 e a chegada de um jovem executivo por ordem da Fiat, que comprara de Enzo parte de sua criação, chamado Luca di Montezemolo, mudaria o foco e a mentalidade. Maranello abandonou o Endurance, se concentrou na categoria máxima, ganhando corridas e títulos com Niki Lauda, Jody Scheckter e, muitos anos depois, com Michael Schumacher e Kimi Räikkonen.

Exatamente 50 anos depois da participação em 1973, a Ferrari estará de volta ao WEC e às 24h de Le Mans: ontem, um dia antes do previsto, foi apresentada em vídeo – aqui acima – e em fotografias o modelo 499P Hypercar com que a marca estará nas pistas em 2023.

Quatro meses após o primeiro rollout, a 499P agora tem o livery com que disputará a classe principal contra Toyota, Peugeot, Porsche, Cadillac, Glickenhaus e, dizem, Isotta Fraschini e Vanwall Vanderwell – se estas últimas realmente apresentarem seus carros ou forem aceitas pelo ACO e pela FIA na lista de entradas.

Na parte técnica, o Hypercar 499P terá motor V6 3 litros turbo – o mesmo do modelo 296 GTB, do qual é derivado o novo modelo de Grã-Turismo de competição que estreia igualmente em 2023, pondo por terra a suposição e a especulação de que o carro viria com o mesmo trem de força do modelo Daytona SP3, que tem grande cilindrada e arquitetura V12, caiu por terra.

“A escolha do motor V6 para a nova 499P foi natural”, declarou o diretor técnico Ferdinando Cannizzo. “É muito mais prático termos esse feedback de uma arquitetura mecânica de um carro de rua.”

Assim, a Ferrari opta pelo conceito que as rivais Peugeot e Toyota tomaram entre os Hypercars – a diferença está na cilindrada, mas os motores de todas são V6 Turbo.

Além do motor a combustão, a Ferrari 499P terá um sistema de ERS (Energy Recovering System) com potência de 200 kW para dar tração ao eixo dianteiro e as baterias terão carga de 900 volts. O sistema de transmissão será X-Trac, sequencial, com sete marchas mais ré e acionamento por paddleshift.

Como já se sabia, a AF Corse vai representar a Ferrari no WEC e os dorsais dos dois carros carregarão os números #50 num – em alusão aos 50 anos do retorno ao Endurance e à Le Mans com time oficial e #51, que é uma marca registrada do time de Amato Ferrari, no outro.

Os pilotos ainda não foram anunciados, mas é muito provável que sejam quase todos oriundos dos programas de Grã-Turismo e alguns já têm experiência de protótipos, casos de Alessio Rovera e Nicklas Nielsen, por exemplo. Serão três nomes por carro e em breve saberemos.

Sobre clientes, não está nada definido, mas a Risi Competizione contempla a possibilidade de ter uma 499P futuramente e também a Prema, esta última a partir de 2024. A ver…