RIO DE JANEIRO - A 91ª edição das 24 Horas de Le Mans, este clássico do automobilismo mundial, terá a presença de 62 carros e 186 pilotos - igualando a marca recorde do ano passado. E pela primeira vez em alguns anos, está de volta o Garage 56, o que o ACO e a FIA chamam de Innovative Car - projetos fora das regras do Campeonato Mundial de Endurance. Já tivemos o DeltaWing, o Nissan ZEOD RC e, duas vezes, os carros da equipe SRT41 guiados pelo quadriamputado Fréderic Sausset. Após dois anos ausente, o conceito retorna, como uma homenagem: é que a Nascar está de volta às 24 Horas de Le Mans. Sim, há quase meio século, precisamente em 1976, foi aberto espaço para que dois carros da Stock Car dos EUA figurassem na lista de entradas da prova longa e até o fundador da Nascar, Bill France, deu seu aval. Como a categoria completa 75 anos em 2023, o ACO fez o convite e a equipe indicada foi a Hendrick Motorsports. O carro escolhido é um Camaro ZL1, com praticamente as mesmas características do modelo atual da chamada Geração 7 (Next Gen) da Sprint Cup, porém mais leve, já que o peso do conjunto sem piloto e combustível supera 1.400 kg. Embora esteja enquadrado para participar com os LMGTE-AM e tenha feito um tempo espetacular no Test Day do último domingo, o Garage 56 automaticamente sairá da última posição do grid - independentemente do tempo de classificação que obtiver. Isso já está acordado no regulamento desportivo das 24h de Le Mans de 2023. A Hendrick fez exaustivos testes de desenvolvimento e performance em diversos circuitos mistos dos EUA e entregou o carro a um campeão de Le Mans, a uma lenda da Nascar e a um campeão do mundo de F1. Além do desafio de terem de partir de último, terão outros: a autonomia de combustível e o fato de os pilotos a cada pit stop terem de abandonar o veículo pela janela, conservando as características de construção dos Stock Car. Ficha técnica: HENDRICK MOTORSPORTS Sede: Concord, North Carolina (EUA) Fundador: Rick Hendrick Vice-presidente de motorsport: Chad Knaus Garage 56 Program Manager: Ben Wright Carro: Chevrolet Camaro ZL1 Motor: Chevrolet R07 5,8 litros V8 aspirado Potência: aproximadamente 700 CV Transmissão: câmbio de 5 marchas com acionamento sequencial, mais ré Peso mínimo: estimado em 1.342 kg Pilotos: MIKE ROCKENFELLER Graduação: Platina Alemão, 39 anos 10 participações nas 24h de Le Mans Vencedor em 2010 (Audi R15 TDi Plus com Timo Bernhard e Romain Dumas) Vencedor na LMGT2 em 2005 (Porsche 911 GT3-RSR com Leo Hindery e Marc Lieb) Pódios: 3 JENSON BUTTON Graduação: Platina Britânico, 43 anos 1 participação nas 24h de Le Mans Campeão Mundial de F1 em 2009 306 GPs de F1 15 vitórias 8 pole positions 50 pódios JIMMIE JOHNSON Graduação: Platina Estadunidense, 47 anos Estreante nas 24h de Le Mans Sete vezes campeão da Sprint Cup 687 largadas 83 vitórias 36 pole positions 374 top 10
Comentar