Guia das 24h de Le Mans 2023 – Garage 56

RIO DE JANEIRO - A 91ª edição das 24 Horas de Le Mans, este clássico do automobilismo mundial, terá a presença de 62 carros e 186 pilotos - igualando a marca recorde do ano passado. E pela primeira vez em alguns anos, está de volta o Garage 56, o que o ACO e a FIA chamam de Innovative Car - projetos fora das regras do Campeonato Mundial de Endurance.

Já tivemos o DeltaWing, o Nissan ZEOD RC e, duas vezes, os carros da equipe SRT41 guiados pelo quadriamputado Fréderic Sausset. Após dois anos ausente, o conceito retorna, como uma homenagem: é que a Nascar está de volta às 24 Horas de Le Mans.

Sim, há quase meio século, precisamente em 1976, foi aberto espaço para que dois carros da Stock Car dos EUA figurassem na lista de entradas da prova longa e até o fundador da Nascar, Bill France, deu seu aval. Como a categoria completa 75 anos em 2023, o ACO fez o convite e a equipe indicada foi a Hendrick Motorsports.

O carro escolhido é um Camaro ZL1, com praticamente as mesmas características do modelo atual da chamada Geração 7 (Next Gen) da Sprint Cup, porém mais leve, já que o peso do conjunto sem piloto e combustível supera 1.400 kg. 

Embora esteja enquadrado para participar com os LMGTE-AM e tenha feito um tempo espetacular no Test Day do último domingo, o Garage 56 automaticamente sairá da última posição do grid - independentemente do tempo de classificação que obtiver. Isso já está acordado no regulamento desportivo das 24h de Le Mans de 2023.

A Hendrick fez exaustivos testes de desenvolvimento e performance em diversos circuitos mistos dos EUA e entregou o carro a um campeão de Le Mans, a uma lenda da Nascar e a um campeão do mundo de F1. Além do desafio de terem de partir de último, terão outros: a autonomia de combustível e o fato de os pilotos a cada pit stop terem de abandonar o veículo pela janela, conservando as características de construção dos Stock Car.

Ficha técnica:

HENDRICK MOTORSPORTS
Sede: Concord, North Carolina (EUA)
Fundador: Rick Hendrick
Vice-presidente de motorsport: Chad Knaus
Garage 56 Program Manager: Ben Wright

Carro: Chevrolet Camaro ZL1
Motor: Chevrolet R07 5,8 litros V8 aspirado
Potência: aproximadamente 700 CV
Transmissão: câmbio de 5 marchas com acionamento sequencial, mais ré
Peso mínimo: estimado em 1.342 kg

Pilotos:

MIKE ROCKENFELLER
Graduação: Platina
Alemão, 39 anos
10 participações nas 24h de Le Mans
Vencedor em 2010 (Audi R15 TDi Plus com Timo Bernhard e Romain Dumas)
Vencedor na LMGT2 em 2005 (Porsche 911 GT3-RSR com Leo Hindery e Marc Lieb)
Pódios: 3

JENSON BUTTON
Graduação: Platina
Britânico, 43 anos
1 participação nas 24h de Le Mans
Campeão Mundial de F1 em 2009
306 GPs de F1
15 vitórias
8 pole positions
50 pódios

JIMMIE JOHNSON
Graduação: Platina
Estadunidense, 47 anos
Estreante nas 24h de Le Mans
Sete vezes campeão da Sprint Cup
687 largadas
83 vitórias
36 pole positions
374 top 10

Comentários

  • Vai ser interessante acompanhar o desempenho desse carro na corrida. Está rápido, mas precisa resistir.
    Espero que consiga chegar sem percalços, mas JJ talvez seja o calcanhar de Aquiles.