ELMS tem novidades no calendário de 2017
RIO DE JANEIRO – O European Le Mans Series (ELMS) anunciou hoje em Spa-Francorchamps, na Bélgica, o calendário do campeonato para a temporada de 2017. Se por um lado o número de corridas – seis – permanece sendo o mesmo, por outro os organizadores anunciam duas trocas de circuitos que foram (e ainda serão) usados nesta temporada. As pistas de Imola e do Estoril darão lugar a Monza e ao Autódromo Internacional do Algarve, em Portimão.
A volta de Monza é uma gratíssima surpresa. A última vez em que o ELMS havia corrido por lá foi em 2008. Quase uma década depois, a lendária pista italiana, uma das mais velozes do mundo, vai receber os Protótipos e GTs da categoria – não só num evento de fim de semana como também no Prólogo, igualmente transferido para a Itália assim como o WEC. O teste coletivo de pré-temporada do Europeu será nos dias 28 e 29 de março.
As 4h de Silverstone continuam como prova de abertura – único evento em paralelo com o Mundial de Endurance. As demais provas são, pela ordem: Monza, Red Bull Ring, Paul Ricard, Spa-Francorchamps e Algarve.
Outra alteração para o próximo campeonato visa a permanência dos Protótipos LMP2 das equipes que não reúnem condições técnicas e/ou financeiras para adquirir novos equipamentos. A divisão terá motorização padrão – Gibson V8 4,2 litros com eletrônica Cosworth – e serão permitidos apenas quatro fornecedores de chassis: Onroak Automotive (Ligier), Oreca, Dallara e Riley Multimatic.
Os carros no atual regulamento técnico, com motores de até 450 HP, poderão permanecer ativos no ELMS em 2017, com classificação e pontuação em separado – podendo aspirar a uma vaga direta nas 24h de Le Mans do próximo ano. Mas há uma contrapartida: a equipe vencedora nesta pontuação paralela não terá direito ao convite automático para Sarthe em 2018 na classe LMP2.
Monza e Portimão! Duas excelentes adições ao calendário. (Particularmente, nunca vi muita graça em Estoril…)
Excelente…Monza dispensa comentários…inclusive se pesquisar no Youtube vai ver que muitas equipes, ou praticamente todas, realizam testes particulares lá…e Portimao é uma das pistas mais legais da Europa…um traçado também de alta velocidade com bons pontos de ultrapassagens…para ficar completo, se adicionasse mais um evento, poderia ser em Brno, onde corria o antigo FIA GT/GT1 até 2010.