As 12 Horas de Abu Dhabi serão disputadas em duas baterias de seis horas cada, com um intervalo de 1h30min entre cada uma delas. A primeira parte às 9h30 locais e a segunda às 17h, terminando de noite, com a feérica iluminação do circuito de Yas Marina sendo mais uma vez utilizada, tal como acontece nas corridas de Fórmula 1.
Hoje foram disputados os treinos de qualificação, onde o grid de largada foi definido pela média dos tempos dos tripulantes de cada carro. Embora Jeroen Bleekemolen tenha feito a melhor marca de todas as sessões em 2’10″811, um décimo mais rápido que o italiano Ivan Bellarosa, a pole position ficou com a Ferrari F458 da equipe AF Corse-Waltrip, tripulada por Alex Popow/Ryan Dalziel/Pierre Kaffer, com o tempo médio de 2’11″768. Popow e Dalziel, aliás, estavam na Colômbia no último fim de semana disputando uma corrida no circuito de Tocancipá, que foi vencida por eles e por Gaetano Ardagna – outro que também disputa amanhã as 12 Horas de Abu Dhabi.
A segunda posição do grid ficou com outra Ferrari, alinhada pela helvética Kessel Racing e guiada por Philipp Peter/Michael Broniszewski/Daniel Zampieri. Em terceiro e quarto ficaram mais dois bólidos de Maranello sob a atenção da AF Corse, guiados por Gaetano Ardagna/Gianmaria Bruni/Toni Vilander e por Enzo Potolicchio/Nicolas Minassian/Stéphane Sarrazin.
O melhor não-Ferrari no grid foi justamente o Porsche da Autorlando, guiado por Jeroen Bleekemolen/Sebastiaan Bleekemolen/Emilio Di Guida,. com a 6ª marca, seguido pelo único Audi inscrito pela United Autosports. Entre os McLaren MP4-12C GT3 inscritos, a ASM ficou com o 8º tempo graças a uma ótima performance do português Álvaro Parente na primeira sessão.
O Wolf GB08 da Avelon Formula foi o mais rápido entre os protótipos do VdeV que participam do evento, com o 11º tempo. Na classe GX (GT4), o Porsche da Ebimotors foi o mais veloz dos treinos oficiais.
Veja o grid:
1. fila
Popow-Kaffer-Dalziel (Ferrari 458) – AF Waltrip – 2’11″768
Broniszewski-Peter-Zampieri (Ferrari 458) – Kessel – 2’11″963
2. fila
Ardagna-Bruni-Vilander (Ferrari 458) – AF Corse – 2’12″77
Potolicchio-Minassian-Sarrazin (Ferrari 458) – AF Corse – 2’12″200
3. fila
Wyatt-Rugolo-Mediani (Ferrari 458) – AF Waltrip – 2’12″381
Bleekemolen-Di Guida-Bleekemolen (Porsche 997 GT3) – Autorlando – 2’12″454
4. fila
Patterson-Bell-Bratt (Audi R8) – United Autosport – 2’12″665
Ojjeh-Parente-Bell (McLaren MP4-12C) – ASM – 2’13″725
5. fila
Aluko-Kemenater-Cadei (Ferrari 458) – Kessel – 2’14″53
De Azcarate Riveroll-Baiz-Eng (McLaren MP4-12C) – MRS – 2’14″99
6. fila
Bellarosa-Al Dhaeri-Latif (Wolf GB08) – Avelon – 2’14″106
Carugati-Cordoni-Beche (Ferrari 458) – Kessel – 2’14″183
7. fila
Mallegol-Blank-Bachelier (Ferrari 458) – AT Racing – 2’15″712
Lanting-Machiels-Hommerson (Ferrari 458) – AT Racing – 2’15″17
8. fila
Mehta-Breslin-Al Qubaisi (Mercedes SLS) – Black Falcon – 2’16″577
Mastroberardino-Pitorri-Belotti (Wolf GB08) – Avelon – 2’19″674
9. fila
Scanzi-Silva-Benucci-Beretta (Porsche 997 Cup) – Ebimotors – 2’20″74
Al Mehairi-Al Maktoum-Al Alawi (Aston Martin Vantage) – Yas Marina – 2’25″465
10. fila
Rayneri-Magnoni-Scarpaccio-Cressoni (Ginetta G50) – NovaRace – 2’26″532
Andersen-KimberSmith-KimberSmith-Lemmer (Aston Martin Vantage) – Barwell – 2’27″210
11.fila
Iossifidis-Baerschmidt-Fatien-Farmer (Aston Martin Vantage) – Gulf Racing – 2’53″958