O projeto desta vez é tocado por Heinz Lehmann, construtor do motor 2 litros quatro cilindros turbo do protótipo e por Pierre-Alain Rechsteiner, que trabalhou na Trottet Racing, por vários anos participante do International GT Open. Dois dos três pilotos já foram indicados – e guiaram o carro num teste realizado recentemente em Magny-Cours: o suíço Steve Zacchia e o boliviano – naturalizado suíço – Felipe Ortiz.
Em 2011, o Oreca SwissTech Hybrid correu com as cores da Hope Racing e foi um dos piores LMP1 do grid, com o 24º tempo entre 56 inscritos. Guiado por Jan Lammers, Steve Zacchia e Casper Elgaard, o carro só resistiu 115 voltas na pista, abandonando em decorrência de uma série de problemas mecânicos. No ano passado, o ACO pôs a Hope Racing na lista de suplência e o projeto foi temporariamente abortado. Bénoit Morand decidiu também abandonar a empreitada e montou sua própria escuderia, que pleiteia uma vaga nas 24 Horas de Le Mans com um protótipo Morgan LMP2 Nissan.
Para a atual situação da classe principal de protótipos, seria interessante que a SwissTech Hybrid conseguisse uma vaga direta. O número de carros da categoria LMP1 para a edição 2013 das 24 Horas de Le Mans, dentro das hipóteses que vem sendo consideradas, é um dos mais baixos da história. Calcula-se que seriam somente nove bólidos: três Audi R18 e-tron quattro, dois Toyota TS030 Hybrid, dois Lola B12/60 Toyota da Rebellion Racing e dois HPD ARX-03c, um da Strakka Racing e outro da JRM.
É muito pouco.
Aguardemos pela lista oficial, que sai dentro de uma semana.