A Mil por Hora
Miniaturas

Pequenas maravilhas – Porsche 962 C (1986)

RIO DE JANEIRO – Mais um impecável exemplar da coleção do Rui Pastor, em escala 1/43: o Porsche 962C foi um modelo de Esporte-Protótipo que fez história enquanto sobreviveu nas pistas. Entre 1984 e 1991, foram produzidas nada menos que 91 unidades deste carro – dezesseis foram usadas pelo time oficial de fábrica e as demais, […]

IMG_4261RIO DE JANEIRO – Mais um impecável exemplar da coleção do Rui Pastor, em escala 1/43: o Porsche 962C foi um modelo de Esporte-Protótipo que fez história enquanto sobreviveu nas pistas. Entre 1984 e 1991, foram produzidas nada menos que 91 unidades deste carro – dezesseis foram usadas pelo time oficial de fábrica e as demais, por equipes clientes da marca, tanto no Mundial do Grupo C, quanto na Série IMSA e no fortíssimo – à época – Campeonato Japonês de Carros Esporte.

O carro da miniatura acima foi o chassis número #003, enquanto os outros dois do time oficial Rothmans Porsche eram o #004 para Bob Wollek/Jochen Mass/Vern Schuppan, inscrito com o número #2 na lataria e o #3 de Vern Schuppan/Drake Olson era o chassis #002.

A tripulação do número #1 foi formada por Derek Bell/Hans-Joachim Stuck/Al Holbert. Cabe lembrar que normalmente quem guiava o carro principal do time era o belga Jacky Ickx, mas este resolveu dar um basta em sua carreira, quando no ano anterior se envolveu no acidente fatal do piloto alemão Stefan Bellof nos 1000 km de Spa-Francorchamps.

O Porsche, aqui nas fotos com esse “Racing” no lugar de Rothmans porque hoje é proibida a publicidade tabaqueira – até em miniaturas – largou em segundo naquela corrida e terminou oito voltas à frente do Porsche 962C #17 da equipe de Walter Brun guiado por Oscar “Poppy” Larrauri/Jésus Pareja/Joël Gouhier. Foi nessa edição das 24 Horas de Le Mans onde morreu, aos 32 anos de idade, o piloto austríaco Jo Gartner, vítima de um acidente durante a madrugada.