A Mil por Hora
Memorabilia

O último ‘duplo’ campeão

RIO DE JANEIRO – Uma vez que nos aproximamos do início do Mundial de Motovelocidade, que dá a largada neste fim de semana em Losail, no Catar, cabe lembrar aqui do último piloto que venceu dois campeonatos num mesmo ano. Foi em 1985 e a façanha coube a “Fast” Freddie Spencer. Nascido Frederick Bourdette Spencer em […]

165473_10151879669134782_448076164_n

RIO DE JANEIRO – Uma vez que nos aproximamos do início do Mundial de Motovelocidade, que dá a largada neste fim de semana em Losail, no Catar, cabe lembrar aqui do último piloto que venceu dois campeonatos num mesmo ano. Foi em 1985 e a façanha coube a “Fast” Freddie Spencer.

Nascido Frederick Bourdette Spencer em 20 de outubro de 1961 na cidade de Shreveport, na Louisiana, “Fast Freddie” tem números impressionantes numa carreira pontuada por inúmeras lesões (principalmente tendinite) que o fizeram abandonar o motociclismo prematuramente, aos 32 anos, em 1993. Foram 27 vitórias no Mundial de Motovelocidade em somente 72 corridas disputadas, 39 pódios, 33 pole positions e 24 recordes de volta em prova.

Campeão das 500cc em 1983 e impedido de repetir o feito em 1984 por ficar de fora em cinco corridas, “Fast Freddie”, com o apoio do HRC, apareceu para a temporada de 1985 inscrito tanto nas 500cc quanto nas 250cc. Os adversários não acreditavam naquilo. Seria capaz do garoto, então com 23 anos, andar tão bem em duas máquinas distintas?

Se não era possível para outros, Spencer mostrou que tinha talento de sobra para ser campeão com o que quisesse e pudesse. Num ano livre de lesões, o estadunidense matou a pau. Conquistou seis vitórias consecutivas nas 250cc e quatro nas 500cc. Em cada campeonato, venceu sete vezes no ano. Campeão antecipado das 250cc na 10ª etapa e das 500cc na penúltima, nem se preocupou em correr na última do ano.

Infelizmente para o motociclismo e seus fãs, aquele foi o último grande momento de Spencer no Mundial. A Honda teve paciência com ele por mais dois anos, mas não renovou o compromisso e “Fast Freddie” teve em 1988 um ano sabático. Voltou na temporada seguinte pela equipe Marlboro-Yamaha chefiada por Giacomo Agostini e seu melhor resultado em 10 etapas de que participou foi um 5º posto na Espanha. Sua despedida foi em 1993, com um melancólico décimo-quarto lugar na Itália, alinhando uma YZR500 da equipe Yamaha França.