A Mil por Hora
Túnel do Tempo

Direto do túnel do tempo (82)

RIO DE JANEIRO – O carro visto na foto acima é um dos modelos de competição mais insólitos já construídos em qualquer tempo, em qualquer lugar do mundo. Trata-se do protótipo Caçador de Estrelas, saído da mente visionária do romeno naturalizado brasileiro Bica Votnamis. Esse carro deveria ter feito sua estreia nas Mil Milhas Brasileiras que […]

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RIO DE JANEIRO – O carro visto na foto acima é um dos modelos de competição mais insólitos já construídos em qualquer tempo, em qualquer lugar do mundo. Trata-se do protótipo Caçador de Estrelas, saído da mente visionária do romeno naturalizado brasileiro Bica Votnamis.

Esse carro deveria ter feito sua estreia nas Mil Milhas Brasileiras que seriam disputadas em 1967, mas foi vetado pelo Centauro Motor Clube, antigo organizador da prova, por absoluta falta de segurança. Inspirado no Star Fighter construído pela indústria aeronáutica Lockheed – daí a tradução literal do nome como batismo do protótipo – Votnamis desenhou e construiu o estranho carro com a ajuda de funileiros e mecânicos.

O chassi era tubular em treliça e o motor, um Chevrolet Corvette com 4,3 litros de capacidade cúbica e montado em posição central. O Caçador de Estrelas tinha suspensão independente nas quatro rodas, freio à disco e a cabine do piloto – suprema audácia – estava além do eixo dianteiro, o que no entender dos organizadores, comprometia a segurança do carro, do piloto e dos outros competidores. Por isso, Votnamis treinou com o protótipo mas teve sua inscrição vetada e ele não pôde largar. Como último recurso, ele comprou uma carretera, instalou o motor Corvette e, com muita falta de sorte, a Carretera caiu do caminhão transporte que a levaria para o Autódromo de Interlagos, entortando a suspensão do bólido.

A última aparição de Bica Votnamis aconteceria em 1975 numa prova da Divisão 4 em Tarumã, no Rio Grande do Sul. Com o Caçador IV montado com um motor Corvette, ele terminou a corrida em 8º na geral e quarto na classe de protótipos com mecânica de cilindrada superior a 2 litros. O piloto-construtor faleceu em 2000, perto de completar 57 anos, após sofrer um infarto no Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre.

Há 46 anos, direto do túnel do tempo.