A Mil por Hora
Fórmula Indy

O fim de semana dos pequenos na Indy

RIO DE JANEIRO – É sempre assim: na Fórmula Indy, todo mundo só fala de Penske e Ganassi. Mas em sete corridas disputadas em 2013, nenhum carro das duas potências da categoria venceu. Surreal, mas verdadeiro: até Detroit, tínhamos três vitórias da Andretti (duas com James Hinchcliffe e outra com Ryan Hunter-Reay), uma da AJ […]

RIO DE JANEIRO – É sempre assim: na Fórmula Indy, todo mundo só fala de Penske e Ganassi. Mas em sete corridas disputadas em 2013, nenhum carro das duas potências da categoria venceu. Surreal, mas verdadeiro: até Detroit, tínhamos três vitórias da Andretti (duas com James Hinchcliffe e outra com Ryan Hunter-Reay), uma da AJ Foyt com Takuma Sato e o recente triunfo da KV com Tony Kanaan na corrida mais importante do ano, as 500 Milhas de Indianápolis.

Neste fim de semana de rodada dupla, foi a vez de duas equipes do bloco dos times pequenos da Indy engrossarem o rol: a Dale Coyne Racing e a Schmidt-Hamilton HP Motorsports. Por cortesia de Mike Conway e Simon Pagenaud, respectivamente.

Não, caro leitor, você não leu errado: Mike Conway venceu uma corrida com um carro da Dale Coyne – por sinal, o mesmo que vinha com Bia Figueiredo ao comando até a Indy 500. O britânico foi dominante neste sábado e 3º hoje. Se tivesse vencido as duas provas, ganharia um bônus de US$ 50 mil de prêmio.

Só que ele esqueceu de combinar com Pagenaud, excelente piloto francês que já mostrou – e bem – sua classe nos protótipos e que deixou ótima impressão em sua estreia na Indy ano passado. Desta vez, ele não decepcionou e venceu sua primeira corrida na categoria, num domingo muito movimentado por acidentes – no maior deles, dez carros colidiram e Will Power, em dia de fúria, perdeu a linha e jogou as… luvas… em cima de Sébastien Bourdais, que teria provocado a confusão. Que meigo…

No fim das contas, as estratégias e o caminhão de amarelas nas primeiras 30 voltas definiram a vitória em favor de Pagenaud, a sexta de um piloto diferente em sete corridas no ano. Hélio Castroneves cruzou em 8º lugar, resultado que o deixa na liderança do campeonato. Tony Kanaan foi apenas o décimo-segundo.