A Mil por Hora
American Le Mans Series

Com pista molhada no início e amarela no fim, Muscle Milk vence mais uma na ALMS

RIO DE JANEIRO – A 6ª etapa da American Le Mans Series teve mais uma vitória da Muscle Milk Pickett Racing, graças a Klaus Graf e Lucas Luhr, como já é hábito. Até aí, nada de novo. Só que a corrida disputada neste domingo em Road America foi bastante atípica. Choveu horas antes da corrida […]

LB1_3078_2-349x197RIO DE JANEIRO – A 6ª etapa da American Le Mans Series teve mais uma vitória da Muscle Milk Pickett Racing, graças a Klaus Graf e Lucas Luhr, como já é hábito. Até aí, nada de novo. Só que a corrida disputada neste domingo em Road America foi bastante atípica. Choveu horas antes da corrida e a disputa foi recheada de alternativas – inclusive um fato inédito: a liderança do Delta Wing DW12 em duas oportunidades, primeiro com Katherine Legge e depois com Andy Meyrick a bordo.

O estranho protótipo, além de pontear a corrida ocasionalmente, não quebrou pela primeira vez no ano. A dupla chegou num honroso 5º lugar geral – nada mal para um carro que fez uma parada a mais que a maioria dos adversários em condições normais. Legge ficou muito satisfeita porque o Delta Wing mostrou além de alguma resistência, velocidade em reta e consistência.

No fim das contas, a vitória de Graf e Luhr, quinta da dupla em seis corridas, jamais foi ameaçada. Nem mesmo pelo piso molhado e muito menos pela porrada do Porsche LMGTC de Jan Heylen/Mike Hedlund, que bateu a menos de 10 minutos do fim, decretando a última bandeira amarela do dia. A corrida acabou sob neutralização e o HPD vencedor cruzou com apenas 0″306 de vantagem para Tony Burgess/Chris McMurry, que se revezaram no Lola Mazda da Dyson Racing.

O brasileiro Bruno Junqueira fez um belo turno de pilotagem com o Oreca FLM09 Chevrolet da RSR Racing e, com as bandeiras amarelas, foi ajudado quanto ao consumo de combustível. Com uma parada a menos, ele e o parceiro Duncan Ende chegaram em 3º lugar na geral e venceram na classe LMPC, com Kyle Marcelli/Chris Cumming em segundo e Michael Guasch/David Cheng em terceiro.

Na LMP2, onde o HPD #02 de Ed Brown/Johannes Van Overbeek enfrentou uma incomum quebra de motor, a Level 5 Motorsports levou a melhor: vitória de Scott Tucker/Simon Pagenaud, que chegaram em 6º na geral, com Scott Sharp/Guy Cosmo e Marino Franchitti/Ricardo Gonzalez chegando a seguir.

O SRT Viper conquistou, enfim, sua primeira vitória na ALMS em 2013: Marc Goossens/Dominik Farnbacher terminaram em 14º na geral e faturaram o primeiro triunfo da “víbora” na série desde 2000, quando da última corrida daquele ano em Adelaide, na Austrália. A disputa foi repleta de alternativas na classe e os dois Corvette C6-R do time oficial acabaram em segundo e terceiro, respectivamente, com Jan Magnussen/Antonio Garcia levando a melhor sobre os atuais campeões da divisão, Oliver Gavin/Tommy Milner.

A briga também foi bastante boa na LMGTC, onde levou a melhor a Flying Lizard, graças a Nelson Canache Jr./Spencer Pumpelly. Cooper MacNeil/Jeroen Bleekemolen chegaram em segundo lugar, com Sean Edwards/Henrique Cisneros em terceiro. O ator Patrick Dempsey foi o quarto colocado na classe, ao lado do parceiro Andy Lally.

A próxima etapa, 7ª do campeonato, será o GP de Baltimore, no dia 31 de agosto – e no mesmo fim de semana do WEC em Interlagos.