A Mil por Hora
Nascar

Montoya fora da Ganassi

RIO DE JANEIRO – Por essa, poucos esperavam. Informa a agência Associated Press (AP), que o colombiano Juan Pablo Montoya, campeão da CART, das 500 Milhas de Indianápolis e vencedor das 24 Horas de Daytona, além de vencer na Fórmula 1 em circuitos míticos como Monza e Monte-Carlo, está fora da equipe Chip Ganassi Racing, […]

s1_20003RIO DE JANEIRO – Por essa, poucos esperavam. Informa a agência Associated Press (AP), que o colombiano Juan Pablo Montoya, campeão da CART, das 500 Milhas de Indianápolis e vencedor das 24 Horas de Daytona, além de vencer na Fórmula 1 em circuitos míticos como Monza e Monte-Carlo, está fora da equipe Chip Ganassi Racing, pelo menos nesta disciplina e, provavelmente, da Nascar.

O piloto de 37 anos, que deixou a categoria máxima em 2006 após correr por Williams e McLaren, estreou naquele mesmo ano na Nascar, disputando até hoje 239 corridas, com apenas duas vitórias, nove poles, 56 top 10 e um 8º lugar como melhor classificação final em 2009 – único ano em que o piloto esteve presente no Chase, o Playoff da Nascar.

O distrato entre Montoya e a CGR para a categoria estadunidense foi anunciado hoje. E dá muito o que pensar, porque pode ser que essa saída do sul-americano também signifique que ele não correrá mais pela equipe na futura United Sports Car Racing onde, convenhamos, sua experiência seria muito útil.

Porém, o colombiano sempre foi alvo de críticas enquanto piloto da Nascar. A maioria delas dizia respeito à sua propensão ao sobrepeso. Frequentemente, nas redes sociais, o público fã de automobilismo ironizava chamando a hora sagrada da refeição de #MomentoMontoya – e o piloto dava bastante munição. Várias vezes, ele tuitou elogiando a carne da churrascaria brasileira Fogo de Chão, que tem filiais nos EUA em vários estados.

Com a vaga aberta e a saída de JPM do #42 – que continua com o patrocínio da cadeia de lojas Target, surgem candidatos especulados pela imprensa internacional: a revelação da Nationwide Series Kyle Larson é um bom nome. Veteranos como Kurt Busch e Ryan Newman também estão cotados.