AsLMS: um grid com possíveis 20 carros em Fuji
RIO DE JANEIRO – Após a melancólica corrida de regresso do Asian Le Mans Series, que teve apenas oito bólidos competindo no Inje Autopia, na Coreia do Sul, a 2ª etapa marcada para o circuito japonês Fuji Speedway tem tudo para ter um grid bem melhor.
Em acordo com a GTA, organizadora do Super GT japonês, a AsLMS permite, por uma brecha no regulamento, a participação de modelos da classe GT300 – que vão pontuar em separado para o campeonato local. A oferta de participar deste evento foi tentadora, para pelo menos onze carros de seis marcas diferentes – Subaru, Honda, Nissan, Mercedes-Benz, Porsche e McLaren.
Isto posto, poderemos ter entre 18 e 20 inscritos na corrida nipônica dia 22 de setembro.
A KCMG, vencedora da 1ª etapa, anunciou mudanças para a corrida de Fuji: do trio que correu na Coreia, só James Winslow vai estar presente na etapa do Japão. Os outros pilotos serão Richard Bradley e Kazuhiro Koizumi.
Também a OAK Racing apresenta uma mudança: Ho-Pin Tung se ausenta dessa segunda rodada e seu lugar será ocupado por Cong Fu Cheng. Jeffrey Lee e David Cheng seguem a bordo do #24.
A provável relação de inscritos para a corrida de Fuji é a seguinte:
LMP2
#18 KCMG HKG
Morgan LMP2 Nissan
James Winslow/Richard Bradley/Kazuhiro Koizumi
#24 OAK RACING FRA
Morgan LMP2 Nissan
Cong Fu Cheng/Jeffrey Lee/David Cheng
LMGTE
#70 TEAM TAISAN KEN ENDLESS JPN
Ferrari F458 Italia GTE
Akira Iida/Shinji Nakano/Shogo Mitsuyama
LMGTC
#26 TEAM TAISAN KEN ENDLESS JPN
Porsche 996 GT300
Akihiro Asai/Naoya Gamou
#37 BBT CHN
Lamborghini Gallardo FL2 GT3
Anthony Liu/Davide Rizzo/Massimiliano Wiser
#77 AF CORSE ITA
Ferrari F458 Italia GT3
Michele Rugolo/Andrea Bertolini/Steve Wyatt
#91 AAI TPE
McLaren MP4-12C GT3
Marco Seefried/Tatsuya Tanigawa/Chen Jun San
#92 AAI TPE
McLaren MP4-12C GT3
Han Chen Chen/Yasushi Kikuchi
#007 CRAFT RACING AMR CHN
Aston Martin Vantage GT3
Frank Yu/Richard Lyons
SGT
#0 TEAM TAISAN KEN ENDLESS JPN
Porsche 911 (997) GT3
Kyosuke Mineo/Naoki Yokomizo
#2 CARS TOKAI DREAM 28 JPN
McLaren MP4-12C GT3
Kazuho Takahashi/Hiroki Katoh
#5 TEAM MACH JPN
Nissan GT-R Nismo GT3
Tetsuji Tamanaka/Tetsuya Yamano
#9 PACIFIC DIRETCION RACING JPN
Porsche 911 (997) GT3
pilotos a confirmar
#11 JIM GAINER INTERNATIONAL JPN
Mercedes-Benz SLS AMG GT3
Katsuyuki Hiranaka/Björn Wirdheim
#16 TEAM MUGEN JPN
Honda CR-Z Hybrid
Hideki Mutoh/Yukhi Nakayama
#30 APR JPN
Nissan GT-R Nismo GT3
Yuki Iwasaki/Igor Susskho/Kenji Kobayashi
#52 OKINAWA-IMP RACING WITH SHIFT JPN
Mercedes-Benz SLS AMG GT3
Hironori Takeuchi/Takeshi Tsuchiya/Hiroki Yoshida
#55 AUTOBACS RACING TEAM AGURI JPN
Honda CR-Z Hybrid
Shinichi Takagi/Takashi Kobayashi
#61 R&D SPORT JPN
Subaru BRZ
Kota Sasaki/Tetsuya Yamano
#62 LEON RACING JPN
Mercedes-Benz SLS AMG GT3
Haruki Kurosawa/Tsubasa Kurosawa
Apenas dois protótipos LMP2 vão alinhar…nossa…e isso contando que o grid aumentou em relação à primeira corrida…
Rodrigo, será que não seria viável e interessante este campeonato admitir protótipos LMP1 para aproveitar alguns carros do WEC que devem estar parados por ai? Como por exemplo, os HPD abertos da Strakka e da JRM…creio que por ser um campeonato continental, e não mundial, os custos para as equipes manter estes bólidos seria bem menor.
Certamente que é apenas uma suposição minha…talvez uma ideia absurda…mas seria interessante.
Não, porque a LMP1 é só do WEC a partir de 2014.
Ano que vem creio eu que o panorama irá melhorar. Esse ano o certame começou muito tarde, cheio de incertezas e poucos interessados. Ao poucos só nos resta torcer para ver a LMP2, LMPC e GTE com pelo menos algum grid descente.