A Mil por Hora
Mundial de Endurance

Audi vence tranquilamente em Interlagos

SÃO JOSÉ DOS CAMPOS – Com uma facilidade muito acima do esperado, a Audi venceu em dobradinha a segunda edição das 6h de São Paulo, quarta etapa do World Endurance Championship. Os campeões mundiais Marcel Fässler, Andre Lotterer e Bénoit Tréluyer coroaram um fim de semana perfeito para o Audi R18 e-tron quattro #1 e […]

6 Hours of Sau Paulo

SÃO JOSÉ DOS CAMPOS – Com uma facilidade muito acima do esperado, a Audi venceu em dobradinha a segunda edição das 6h de São Paulo, quarta etapa do World Endurance Championship. Os campeões mundiais Marcel Fässler, Andre Lotterer e Bénoit Tréluyer coroaram um fim de semana perfeito para o Audi R18 e-tron quattro #1 e chegaram à vitória – segunda do trio no ano – após 235 voltas e pouco mais de 6h01min de disputa.

O triunfo da “Divisão Panzer” foi facilitado tremendamente por um incidente que aconteceu com pouco mais de 35 minutos de disputa. Naquela altura, o Toyota TS030 Hybrid vinha em 3º lugar, guiado por Stéphane Sarrazin, quando o protótipo japonês pretendia superar o Lotus T128 #32 guiado por Dominik Kraihamer. O austríaco alegou ter tentado corrigir uma saída de traseira do seu protótipo LMP2, mas o certo é que a guinada de direção provocou uma colisão com o carro do francês, que no contato com a barreira de pneus ficou completamente destruído, provocando o inesperado e prematuro abandono do #8 e um extenso período de Safety Car.

Daí em diante, a luta resumiu-se aos dois e-trons, com o #1 e o #2 se revezando na ponta. Ocorre que um outro evento foi igualmente decisivo para os rumos da corrida. O francês Loïc Duval conduzia o #2 após um pit stop de rotina, quando a roda traseira direita se desprendeu da ponta de eixo. Essa roda – com o pneu, claro – foi bater numa barreira de proteção na saída dos boxes e, incrivelmente, caiu EM CIMA do Audi, sem causar um único dano ao bólido e ao trio – exceto dois stop & go, um por saída insegura dos pits e outro por excesso de velocidade. As penalizações mataram as chances do francês e dos parceiros Tom Kristensen/Allan McNish.

O abandono do Toyota deixou o Lola Toyota #12 da Rebellion Racing num sólido 3º lugar, que por pouco não se transformou em segundo diante dos problemas do e-tron #2. Mesmo assim, faltava velocidade ao protótipo do time helvético e o resultado final não foi dos piores, em se considerando as condições de forte calor, inesperadas para o inverno paulistano.

Na classe LMP2, a luta inicial pelas primeiras posições se esvaiu com o correr da disputa e, face os problemas de vários carros, em especial o #25 da Delta-ADR, os dois Lotus e o Morgan #24 da OAK Racing que atrasou-se bastante devido a um problema numa roda traseira, o Oreca #26 da G-Drive Racing viu a vitória lhe sorrir após o tremendo desapontamento causado pela desclassificação em Le Mans. O trio formado por Roman Rusinov/Mike Conway/John Martin teve uma atuação impecável e concluiu num ótimo 4º posto na geral, com 222 voltas – uma a mais que os líderes do campeonato, Bertrand Baguette/Martin Plowman/Ricardo Gonzalez.

A Pecom Racing, única da divisão com pneus Michelin montados em seu carro, subiu ao pódio graças ao terceiro posto de Nicolas Minassian/Luis Perez-Companc/Pierre Kaffer, que fizeram boa corrida. Em quarto chegou o Zytek da Greaves Motorsport e em quinto, o Art Car da OAK Racing, o #45, que teve na pilotagem a japonesa Keiko Ihara, ao lado dos franceses Jacques Nicolet e Jean-Marc Merlin.

Na classe LMGTE-PRO, sempre supercompetitiva, houve alguns dos abandonos mais significativos do dia. O mais assustador, sem qualquer dúvida, foi o incêndio na Ferrari F458 Italia de Kamui Kobayashi/Toni Vilander, com o finlandês a bordo, após pouco mais de 1h40min de prova. Algo rompeu-se na parte traseira do carro #71 da AF Corse, provocando um incêndio de proporções um tanto quanto preocupantes. Felizmente Vilander saiu do carro ileso, mas o bólido teve perda total e parece pouco provável que será recuperado a tempo para a prova de Austin. Esse incidente provocou nova entrada do Safety Car.

A torcida brasileira também teve um travo de desapontamento quando viu uma cena bastante semelhante a de 1994, quando o Aston Martin #99 de Bruno Senna rodou no Mergulho, antes da Junção. O carro do piloto do time britânico foi atingido por uma Ferrari, provavelmente a guiada por Giancarlo Fisichella, e a suspensão quebrou, provocando o abandono dele e de Rob Bell após quase 2h de disputa.

Fisichella e seu parceiro Gimmi Bruni tiveram sorte e, com um carro muito bom durante toda a disputa, conseguiram manter a vantagem para o #97 de Darren Turner/Stefan Mücke, que ofereceu férrea resistência ao longo da disputa inteira. Foi o melhor “pega” da competição na segunda metade da prova, quando só uma hecatombe poderia mudar o resultado final. A diferença entre primeiro e segundo colocados na LMGTE-PRO foi de apenas 1″401, pequena demais para uma corrida de Endurance.

Com a ausência de pelo menos dois bons carros na briga e do Aston Martin #98, que também foi abalroado por um adversário, os Porsches do Team Manthey conseguiram a terceira e quarta posições na classe, após serem nocauteados por alguns problemas de furo de pneu. Jörg Bergmeister/Patrick Pilet concluíram a corrida à frente de Marc Lieb/Richard Lietz.

Na LMGTE-AM, o Aston Martin #95 de Nicki Thiim/Christoffer Nygaard/Kristian Poulsen caminhava para uma vitória das mais sossegadas, quando subitamente uma roda traseira direita desprendeu-se da ponta de eixo e o carro rodopiou de forma perigosa na subida rumo à Curva do Café.

O pneu bateu num guard-rail e depois no próprio carro. Sem poder chegar aos boxes pelos próprios meios, Poulsen abandonou de forma dramática. E a vitória caiu no colo do outro Aston, o #96 de Stuart Hall/Jamie Campbell-Walter, que completou a disputa num razoável 14º lugar.

O pódio do grupo foi completado pela Ferrari F458 Italia #81 da 8Star Motorsports guiada por Rui Águas/Enzo Potolicchio/Davide Rigon e pelo Porsche 911 (997) GT3 RSR de Paolo Ruberti/Gianluca Roda/Christian Ried. O Corvette C6-R #50 de Fernando Rees/Julien Canal/Patrick Bornhauser perdeu onze voltas nos pits em razão de um problema de uma vela, que estava defeituosa e fez o motor perder potência e girar com apenas seis cilindros ao invés dos oito do motor 5,5 litros do carro estadunidense. O jeito foi consertar o carro e chegar onde dava. O trio terminou em 19º na geral e em sexto na classe, num fim de semana para esquecer.

O resultado final das 6h de São Paulo:

1º #1 Marcel Fässler/Andre Lotterer/Bénoit Tréluyer
Audi R18 e-tron quattro LMP1
235 voltas em 6h01min26s209

2º #2 Allan McNish/Tom Kristensen/Loïc Duval
Audi R18 e-tron quattro LMP1
232 voltas

3º #12 Nicolas Prost/Mathias Beche/Nick Heidfeld
Lola B12/60 Toyota LMP1
230 voltas

4º #26 John Martin/Roman Rusinov/Mike Conway
Oreca 03 Zytek Nissan LMP2
222 voltas

5º #35 Bertrand Baguette/Martin Plowman/Ricardo Gonzalez
Morgan Zytek Nissan LMP2
221 voltas

6º #49 Nicolas Minassian/Pierre Kaffer/Luis Perez-Companc
Oreca 03 Zytek Nissan LMP2
221 voltas

7º #41 Gunnar Jeannette/Björn Wirdheim/Christian Zügel
Zytek Z11SN Nissan LMP2
217 voltas

8º #45 Jacques Nicolet/Jean-Marc Merlin/Keiko Ihara
Morgan Zytek Nissan LMP2
214 voltas

9º #51 Gianmaria Bruni/Giancarlo Fisichella
Ferrari F458 Italia LMGTE-PRO
212 voltas

10º #97 Stefan Mücke/Darren Turner
Aston Martin Vantage V8 LMGTE-PRO
212 voltas

11º #24 Olivier Pla/David Heinemeier-Hänsson/Alex Brundle
Morgan Zytek Nissan LMP2
212 voltas

12º #91 Jörg Bergmeister/Patrick Pilet
Porsche 911 (991) GT3 RSR LMGTE-PRO
210 voltas

13º #92 Marc Lieb/Richard Lietz
Porsche 911 (991) GT3 RSR LMGTE-PRO
209 voltas

14º #96 Stuart Hall/Jamie Campbell-Walter
Aston Martin Vantage V8 LMGTE-AM
208 voltas

15º #81 Enzo Potolicchio/Rui Águas/Davide Rigon
Ferrari F458 Italia LMGTE-AM
208 voltas

16º #88 Paolo Ruberti/Gianluca Roda/Christian Ried
Porsche 911 (997) GT3 RSR LMGTE-AM
207 voltas

17º #76 Jean-Karl Vernay/Christophe Bourret/Raymond Narac
Porsche 911 (997) GT3 RSR LMGTE-AM
207 voltas

18º #57 Tracy Krohn/Nic Jönsson/Maurizio Mediani
Ferrari F458 Italia LMGTE-AM
203 voltas

19º #50 Fernando Rees/Julien Canal/Patrick Bornhauser
Corvette C6-R LMGTE-AM
194 voltas

20º #98 Paul Dalla Lana/Pedro Lamy/Richie Stanaway
Aston Martin Vantage V8 LMGTE-PRO
186 voltas

21º #95 Kristian Poulsen/Nicki Thiim/Christoffer Nygaard
Aston Martin Vantage V8 LMGTE-AM
162 voltas

22º #61 Jack Gerber/Matt Griffin/Marco Cioci
Ferrari F458 Italia LMGTE-AM
74 voltas

23º #99 Bruno Senna/Rob Bell
Aston Martin Vantage V8 LMGTE-PRO
61 voltas

24º #25 Tor Graves/James Walker/Robbie Kerr
Oreca 03 Zytek Nissan LMP2
58 voltas

25º #71 Kamui Kobayashi/Toni Vilander
Ferrari F458 Italia LMGTE-PRO
51 voltas

26º #31 Kevin Weeda/Christophe Bouchut
Lotus T128 Praga LMP2
47 voltas

27º #8 Anthony Davidson/Sébastien Buemi/Stéphane Sarrazin
Toyota TS030 Hybrid LMP1
25 voltas

28º #32 Dominik Kraihamer/Thomas Josef Holzer/Jan Charouz
Lotus T128 Praga LMP2
23 voltas

Fotos: Audi Motorsport (divulgação) e Rodrigo Mattar