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Mundial de Endurance

WEC: mudanças a caminho

RIO DE JANEIRO – O Campeonato Mundial de Endurance (WEC) terá mudanças na edição de 2014, a terceira após o regresso deste certame desde que a FIA abraçou a ideia do ACO em criar um certame continental. O Conselho Mundial da entidade máxima do desporto automobilístico referendou três novidades na reunião realizada na última sexta-feira. […]

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RIO DE JANEIRO – O Campeonato Mundial de Endurance (WEC) terá mudanças na edição de 2014, a terceira após o regresso deste certame desde que a FIA abraçou a ideia do ACO em criar um certame continental. O Conselho Mundial da entidade máxima do desporto automobilístico referendou três novidades na reunião realizada na última sexta-feira.

A primeira diz respeito ao critério de pontuação para o Mundial de Construtores, que no ano que vem será disputado – a princípio – por Audi, Toyota e Porsche. Dois carros poderão marcar pontos para cada marca, ao contrário do que aconteceu ano passado e neste ano, onde apenas um bólido pontuava. Um terceiro carro, se inscrito, poderá pontuar obedecendo ao artigo 16.A do regulamento desportivo do WEC, evidentemente sendo descartados os pontos do pior carro de cada fabricante.

O regulamento técnico terá mudanças que ocasionarão na separação da LMP1 em duas subdivisões dentro dela mesma. Entrarão em ação a LMP1-H (LMP1-Hybrid), para protótipos oficiais e particulares com sistemas híbridos de energia; e a LMP1-L (LMP1-Light), só para os protótipos de equipes sem vínculo com times oficiais de fábrica, desde que sem sistemas híbridos acoplados aos propulsores normais dos bólidos.

Os modelos Grã-Turismo FIA GT3, que experimentalmente já disputam provas do European e do Asian Le Mans Series, deverão ser aceitos pelo regulamento do ACO/FIA em 2016, o que deve provocar um boom semelhante ao que houve diversas vezes em Sarthe noutras vezes em que houve modificações no Código Desportivo do WEC. Não deverá existir mais a equiparação GTE-PRO e GTE-AM no Mundial, cabendo à classe GT+ os modelos GTE (GT2) e a subdivisão GT ficará com os atuais FIA GT3, o que poderá acarretar na volta da Mercedes a Le Mans com seu modelo SLS AMG GT3, bem como no regresso da Bentley.

A conferir…