Há 30 anos, o carro #3 de Al Holbert/Vern Schuppan/Hurley Haywood, que na teoria era o mais fraco dos três inscritos pela equipe oficial Rothmans Porsche, foi quem venceu a corrida. Jacky Ickx, que tentava sua sétima conquista e fracassou, chegou em 2º, tendo Derek Bell como parceiro no #1.
A terceira posição, num carro inscrito pela Sonauto, foi de Philippe Alliot, Mario Andretti e Michael Andretti, que ainda nem tinha 20 anos de idade. Volkert Merl/Clemens Schickentanz/Mauricio de Narvaez (Sorga S. A.) chegaram em quarto e a 5ª posição foi de Rupert Keegan/Guy Edwards/John Fitzpatrick (Fitzpatrick Racing).
Em sexto, Stefan Johansson/Klaus Ludwig/Bob Wollek (Sorga S.A.), seguidos por Axel Plankenhorn/Jürgen Lässig/Desiré Wilson (Obermaier) e Jonathan Palmer/Jan Lammers/Richard Lloyd (Canon Racing).
Só aí em 9º é que veio o primeiro “não-Porsche” como a própria imagem diz: um Sauber C7-BMW guiado por Albert Naon/Tony Garcia/Diego Montoya – este último é o pai do piloto colombiano Juan Pablo Montoya. E por fim, em décimo, o nono Porsche guiado por Preston Henn/Jean-Louis Schlesser/Claude Ballot-Lena, também inscrito pela Fitzpatrick Racing.
Tempos em que a Porsche mandava e desmandava em Sarthe… não é à toa que a marca possui o maior número de vitórias na história das 24h de Le Mans.
Ainda.