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Mundial de Endurance

Judd V8: uma alternativa para os particulares da LMP1 no WEC

RIO DE JANEIRO – Uma excelente novidade para o Campeonato Mundial de Endurance (WEC): a Engine Developments, através do engenheiro John Judd, confirmou que vai regressar ao status de fornecedora de motores para a divisão LMP1 de protótipos, de acordo com o novo patamar de regulamento que entra em vigor a partir de 2014. A unidade, que […]

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RIO DE JANEIRO – Uma excelente novidade para o Campeonato Mundial de Endurance (WEC): a Engine Developments, através do engenheiro John Judd, confirmou que vai regressar ao status de fornecedora de motores para a divisão LMP1 de protótipos, de acordo com o novo patamar de regulamento que entra em vigor a partir de 2014.

A unidade, que está em desenvolvimento desde julho, é derivada da atual mecânica usada na LMP2 com bloco BMW, mas com cilindrada alterada para 4,4 litros de deslocamento. “Depois de longas discussões com vários fabricantes de chassis e um trabalho importante na simulação, optamos naturalmente por um V8. Esta é a maneira mais sensata e de custo eficaz para fornecer um motor confiável e competitivo para as equipes privadas em 2014 e além. Em alguns aspectos, a nossa plataforma V10 poderia ser uma solução, mas sentiu-se que este não era o ideal, dada a redução do peso mínimo para os LMP1 em 2014.”, confirmou Judd.

O construtor de 71 anos de idade, que inclusive trabalhou para a Fórmula 1 na Brabham nos anos 60 (fez os motores Repco do time quando tinha apenas 23 anos) e depois tornou-se fornecedor independente de motores no boom dos V8 no fim dos anos 80, aproveitando suas boas relações com a Honda, para quem desenvolveu blocos de motor na Indy e Fórmula 3000, está entusiasmado com o novo projeto.

“O novo motor está funcionando desde o início de julho, com um programa abrangente de desenvolvimento. A injeção direta e toda a avaliação de controle eletrônico do motor estão excelentes”, comenta.

Judd espera que o motor seja testado na pista no início de 2014.

“Nós temos um monte de trabalho de desenvolvimento a fazer”, continua . “Os testes vão acontecer dentro do previsto e os resultados iniciais são encorajadores.”

É um alento para a LMP1 saber que Judd irá voltar. A principal divisão de protótipos merece ter motores competitivos também para as equipes não-oficiais e aí está uma alternativa viável. A temporada 2014 já tem confirmadas a Audi, a Toyota e a Porsche, além da Rebellion Racing com seu novo chassis R-One com o motor RKV8LM da Toyota. A OAK Racing está em vias de finalizar seu projeto para o próximo ano. Aguarda-se também um posicionamento da Honda (HPD) e até a Audi pode aparecer no ano que vem como fornecedora de motores para times privados, usando como base seus propulsores do DTM.

Estaremos na torcida.