A Mil por Hora
Mundial de Endurance

Mais um motor ‘independente’ para a LMP1: Zytek desenvolverá propulsor para 2014

RIO DE JANEIRO – Após a Judd e a Honda, através da HPD, confirmarem o desenvolvimento de motores para equipes independentes da classe LMP1 do Mundial de Endurance (WEC), a Zytek Engineering anuncia que seguirá o mesmo caminho com vistas ao novo regulamento técnico que entra em vigor no próximo ano. Tomando como base a […]

zytekmotor

RIO DE JANEIRO – Após a Judd e a Honda, através da HPD, confirmarem o desenvolvimento de motores para equipes independentes da classe LMP1 do Mundial de Endurance (WEC), a Zytek Engineering anuncia que seguirá o mesmo caminho com vistas ao novo regulamento técnico que entra em vigor no próximo ano.

Tomando como base a unidade V8 ZRS-03 usada hoje na World Series by Renault, o construtor britânico vai desenvolver um powerplant com 4,5 litros de capacidade cúbica. Esse motor terá um controle drive-by-wire bastante avançado, para poder permitir o controle do fluxo de combustível, um item importante dentro do novo regulamento.

O motor, alimentado a gasolina, poderá receber opcionalmente um sistema híbrido para as equipes-clientes da Zytek que optarem por fazer uso das vantagens dos ERS (Energy Recovery Systems), dispendendo 2MJ ou 4MJ ao critério de cada um. Esse sistema é derivado do KERS utilizado no Honda CR-Z do Super GT japonês na classe GT300 e que também está equipando, de forma experimental, o novo Honda NSX da classe GT500 que estreia no próximo ano.

Aliás, a Zytek Engineering não é neófita no ramo dos sistemas híbridos, pois desenvolveu uma unidade que foi primeiro utilizada num protótipo da Corsa Motorsports na série ALMS em 2009. Esse carro foi guiado na ocasião por Stefan Johansson e Johnny Mowlem. A italiana MiK Corse, também andou em 2011 na Le Mans Series com um protótipo Zytek com esse sistema. Porém, sem qualquer sucesso.

Vamos ver como as coisas funcionarão. De concreto, mesmo, é que teremos Audi, Toyota, Porsche e Rebellion, sendo esta a única equipe particular confirmada para 2014. Outros projetos LMP1 – especialmente de chassis – estão sendo aguardados, mas a seis meses do início do futuro campeonato, não houve nenhum outro comentário a respeito. Por enquanto.