A Mil por Hora
United Sports Car Championship

Vem aí o novo Ford para a USCC

RIO DE JANEIRO – A Ford tem novidade para a temporada 2014 do novo campeonato United Sports Car Championship (USCC). Um novo carro, com novo motor, vai estrear em Daytona na próxima semana, inciando o desenvolvimento para o próximo ano, que tem como corrida de abertura as 24h de Daytona, em fins de janeiro. A […]

MediaHandler (3)

RIO DE JANEIRO – A Ford tem novidade para a temporada 2014 do novo campeonato United Sports Car Championship (USCC). Um novo carro, com novo motor, vai estrear em Daytona na próxima semana, inciando o desenvolvimento para o próximo ano, que tem como corrida de abertura as 24h de Daytona, em fins de janeiro.

A Mike Shank Racing receberá o Ford EcoBoost DP, uma das grandes novidades para a USCC. Com base num chassi Riley, os engenheiros Bernie Marcus e Garen Nicoghosian desenvolveram uma nova aerodinâmica para caracterizar o bólido como um protótipo Ford, desvinculando-o do Riley que a MSR usou até o fim do último campeonato, encerrado sábado passado.

Mas a principal mudança está no motor. A unidade V8 5 litros de aspiração normal será substituída por um propulsor EcoBoost V6 com injeção direta de combustível, deslocando 3,5 litros de capacidade cúbica, com o auxílio de um turbocompressor. A categoria DP (Daytona Prototypes) continua até 2016 com o mesmo regulamento técnico, onde os motores dos protótipos têm que ser derivados de blocos de produção em série.

A Mike Shank Racing se prepara também para um desafio e tanto: com o novo Ford EcoBoost, a escuderia fará uma tentativa de superar o recorde de velocidade média do Daytona International Speedway. O protótipo do time vai andar com Colin Braun a bordo no traçado oval de 2,5 milhas de extensão e tentar bater os 210.364 mph (338,481 km/h) que Bill Elliott, lenda da Nascar, alcançou a bordo de um Stock Car em 9 de fevereiro de 1987.

Será que conseguirão?

Foto: com base num chassi Riley, a Ford terá um novo carro e um novo motor no USCC em 2014 (divulgação/Ford Racing)