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Mundial de Endurance

WEC: regulamento da LMP1 é definido

RIO DE JANEIRO – O novo regulamento técnico para a principal classe de protótipos do Campeonato Mundial de Endurance (WEC) está, enfim, homologado para a temporada 2014. A LMP1 será dividida em LMP1-H (LMP1 Hybrid), para protótipos de fábrica ou não-oficiais com ERS (Energy Recovery System) e LMP1-L (LMP1-Light), reservada somente aos times privados que […]

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RIO DE JANEIRO – O novo regulamento técnico para a principal classe de protótipos do Campeonato Mundial de Endurance (WEC) está, enfim, homologado para a temporada 2014. A LMP1 será dividida em LMP1-H (LMP1 Hybrid), para protótipos de fábrica ou não-oficiais com ERS (Energy Recovery System) e LMP1-L (LMP1-Light), reservada somente aos times privados que inscreverem carros sem sistemas híbridos.

O peso mínimo das subclasses também já está pré-determinado: 870 kg para os LMP1-H e 850 kg para os LMP1-L, cuja propulsão mecânica não poderá ultrapassar 5,5 litros de capacidade cúbica. Os motores continuam sendo de livre procedência e na LMP1-H, qualquer cilindrada poderá ser usada – inclusive os motores 1,6 turbo da Fórmula 1. Cabe lembrar que os carros serão projetados para receber 20 kg adicionais de lastro e que os combustíveis autorizados continuam sendo diesel e gasolina.

Com relação a comprimento e largura, os protótipos serão mais estreitos, com medida mínima de 1800mm e máxima de 1900mm. Isto também fará com que os fornecedores de pneus (leia-se Michelin) tenham que preparar compostos mais estreitos também. Rodas e pneus terão 18 polegadas de diâmetro máximo, com largura de 13 polegadas. O comprimento dos LMP1 está limitado a 4650mm. Os blown diffusers estão proibidos e as saídas de escape não podem estar dentro do difusor traseiro dos protótipos.

Também muda a largura do interior dos carros, para aumentar a segurança dos pilotos e melhorar a visibilidade externa. Os protótipos serão também equipados com cabos de segurança nas rodas para evitar que elas se desprendam em caso de acidentes mais sérios. O regulamento contempla mudanças na seção dianteira dos carros e os dispositivos aerodinâmicos que serão permitidos a partir de 2015.

No quadro abaixo, veja como será a questão do cálculo do consumo de combustível de acordo com os megajoules dispendidos pelos Energy Recovering Systems dos LMP1-H em 2014.

Nas outras pistas, a quantidade de energia liberada por volta será proporcional em relação ao comprimento do traçado de cada uma delas em relação a Le Mans, multiplicada pelo fator de 1,55. A distribuição de combustível por volta nas outras pistas será proporcional em relação ao comprimento de cada uma delas em relação a Le Mans, multiplicada pelo fator de 1,11.