A Mil por Hora
Túnel do Tempo

Direto do túnel do tempo (145)

RIO DE JANEIRO – Dois monstros das pistas numa foto que une o então campeão mundial de Fórmula 1 Emerson Fittipaldi com um dos maiores mitos do automobilismo: o lendário Porsche 917/10, cuja potência chegou a ser aferida em 1.100 HP nos tempos da Série Can-Am. Aqui, o brasileiro guia o carro #1 do time […]

1470290_10200495452668703_337855125_nRIO DE JANEIRO – Dois monstros das pistas numa foto que une o então campeão mundial de Fórmula 1 Emerson Fittipaldi com um dos maiores mitos do automobilismo: o lendário Porsche 917/10, cuja potência chegou a ser aferida em 1.100 HP nos tempos da Série Can-Am.

Aqui, o brasileiro guia o carro #1 do time de Willy Kauhsen (WKRT) – patrocinado pelas salsichas Redlefsen –  numa prova da Intersérie no circuito de Nürburgring, em 1974. Emerson fez a pole position com o Porsche, no tempo de 7’34″3 mas na corrida acabou em 6º lugar. O vencedor, após oito voltas, foi Helmut Kelleners, num McLaren M20 Chevrolet da Felder Racing. Herbert Müller, que conquistaria o título ao fim daquele campeonato, foi o segundo a bordo do Porsche 917/30 do Martini International Racing Team e a terceira posição foi de Reinhold Joest, num Porsche 908/03.

Na época, o manager do brasileiro era o jornalista português Domingos Piedade, que militou muito tempo na Alemanha e tinha enorme conhecimento com as equipes do país, de forma que não foi difícil convencer Willy Kauhsen a ceder um carro para Fittipaldi competir.

Há 39 anos, direto do túnel do tempo.