A Mil por Hora
Vídeos

Vídeos históricos: GP do Brasil de 1973

RIO DE JANEIRO – Há quatro décadas, um momento histórico: a vitória de Emerson Fittipaldi no GP do Brasil de 1973 em Interlagos. As imagens são poucas – apenas 3’38”, mas são um verdadeiro tesouro no acervo da Cultura, posto que o vídeo tem o selo da emissora paulista. Mas o áudio é o original […]

Emerson Fittipaldi vence GP Brasil 1973

RIO DE JANEIRO – Há quatro décadas, um momento histórico: a vitória de Emerson Fittipaldi no GP do Brasil de 1973 em Interlagos. As imagens são poucas – apenas 3’38”, mas são um verdadeiro tesouro no acervo da Cultura, posto que o vídeo tem o selo da emissora paulista. Mas o áudio é o original da transmissão da corrida, feita por Júlio de Lamare.

O narrador, que se tornou o primeiro chefe do departamento de esportes da Globo, morreria em 11 de julho daquele mesmo ano, no famoso desastre do voo da Varig (RG-820) que ia para o aeroporto de Orly, na França, mas acabou forçado a pousar num campo de cebolas em decorrência de um incêndio que começou num dos toilettes no fundo da aeronave. A fumaça foi tanta que houve 123 vítimas e somente um único passageiro, então com 19 anos de idade, sobreviveu ao desastre, além de dez dos dezessete tripulantes.

Júlio e Antonio Carlos Scavone, o homem que trouxe primeiro a Fórmula Ford e depois, F-3, F-2 e F-1 a estas plagas – e que também faleceu no acidente – iam dali para Silverstone trabalhar na transmissão do GP da Inglaterra.

Aliás, uma narração sem firulas, sem pachequismos, sem deixar de ser emocionante.