A Mil por Hora
Mundial de Endurance

Audi revela os detalhes técnicos do R18 e-tron para o WEC 2014

RIO DE JANEIRO – Antes do lançamento oficial propriamente dito, a ser feito no próximo dia 18, a Audi trouxe para a imprensa especializada mais detalhes técnicos acerca do protótipo R18 e-tron quattro que disputará o World Endurance Championship (WEC) na próxima temporada. Os responsáveis pelo desenvolvimento do projeto confirmam que o motor segue o […]

1508146_10153642136735192_1347112951_n

RIO DE JANEIRO – Antes do lançamento oficial propriamente dito, a ser feito no próximo dia 18, a Audi trouxe para a imprensa especializada mais detalhes técnicos acerca do protótipo R18 e-tron quattro que disputará o World Endurance Championship (WEC) na próxima temporada.

Os responsáveis pelo desenvolvimento do projeto confirmam que o motor segue o mesmo, com seis cilindros em V e 3,7 litros de cilindrada cúbica. A novidade está na exploração de dois sistemas híbridos e não apenas no que já existia – o flywheel, liberando tração para as rodas dianteiras a partir de 120 km/h e fazendo o carro atuar como se fosse um 4 x 4.

Agora, o R18 e-tron quattro spec 2014 tem também um engenhoso sistema onde a recuperação de energia será feita através dos gases expelidos pelo turbocompressor do motor. Um turboelétrico, portanto.

Por conta do compromisso com as limitações de consumo de energia, que serão calculadas em megajoules, de acordo com a capacidade cúbica dos motores, todos os protótipos com sistemas híbridos serão assim, com dois aparatos – tal como já vimos com a Porsche e veremos com o novo TS040 da Toyota, que terá motor V8 a gasolina e um sistema que fará o carro atuar com quatro rodas motrizes.

Nas fotos de divulgação, a Audi também exibe alguns novos parceiros: a marca de relógios Oris e a empresa brasileira Aethra, que já foi patrocinadora pessoal de Felipe Massa e já estampou seu nome em carros da GP2 Series e tinha uma parceria com a Force India na Fórmula 1.

Fotos: Audi Motorsport Communications (Divulgação)