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Fórmula 1

Corte de custos, pontos dobrados na última etapa e numeração livre: é a Fórmula 1 tentando se reinventar

RIO DE JANEIRO – O dia 9 de dezembro entra para a história recente da Fórmula 1. A categoria, que completou neste ano sua 64ª temporada desde 1950, terá algumas mudanças que darão muito o que falar para 2014 e os anos vindouros. Especialmente no que tange à quebra de uma tradição adotada desde o […]

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RIO DE JANEIRO – O dia 9 de dezembro entra para a história recente da Fórmula 1. A categoria, que completou neste ano sua 64ª temporada desde 1950, terá algumas mudanças que darão muito o que falar para 2014 e os anos vindouros.

Especialmente no que tange à quebra de uma tradição adotada desde o GP da Bélgica de 1973, quando – com uma ou outra exceção ao longo daquela temporada – os números passaram a ser fixos, obedecendo uma hierarquia criada pela FIA, quebrada apenas quando um piloto campeão do mundo levava seu número consigo quando se transferia para outra casa. A partir de 1996, as regras mudaram e essa numeração passou a obedecer à classificação do Mundial de Construtores.

Para a próxima temporada, os pilotos poderão escolher aleatoriamente os números entre o #2 e o #99. O #1 estará sempre reservado ao campeão mundial de cada ano, desde que ele queira utilizá-lo. No caso do Vettel, duvido que ele deixe de se inscrever com o #1 em 2014. Se dois pilotos escolherem a mesma numeração, o que tiver terminado em melhor posição fica com esse número e o que perder nesse desempate escolhe outro.

Se por um lado temos uma novidade que já causa furor e especulações das mais variadas – já tem gente dizendo que o Massa vai com o #19 em sua Williams por causa do Desafio das Estrelas de Kart – há uma notícia não muito comemorada: a última etapa da temporada terá pontuação dobrada.

Claro: a novidade não foi bem aceita porque a última etapa de 2014 será em Abu Dhabi, uma pista que é do profundo desagrado dos fãs da Fórmula 1. Mas o que está decidido, está decidido. E por unanimidade, aliás.

O chamado Grupo Estratégico da FIA também pôs em pauta a questão do corte e da contenção de custos para a categoria no futuro. A proposta foi aprovada, será discutida e homologada até junho de 2014 para poder entrar em vigor em janeiro de 2015.

A FIA também fez saber que entre os dias 17 e 19 deste mês de dezembro, haverá uma sessão extra de três dias de testes de pneus Pirelli no circuito de Sakhir, no Bahrein, onde os compostos construídos pelo fabricante italiano serão melhor avaliados no que se refere às questões de segurança. Todos os times da Fórmula 1 foram convidados e seis deles aceitaram participar dos testes: Red Bull, Mercedes, Ferrari, McLaren, Force India e Toro Rosso.

E aí, leitores? O que você acharam das novidades? O espaço dos comentários agora é de todos vocês.