A Mil por Hora
Fórmula 1

Coisa horrorosa, IV – Caterham CT05

RIO DE JANEIRO – E não param os narizes de Gonzo na Fórmula 1. Um dos mais feios para 2014, sem nenhuma dúvida, é o do novo Caterham CT05 (e não CT04, sorry), apresentado nesta terça-feira no circuito espanhol de Jerez de la Frontera, trazendo uma solução insólita executada pelo diretor técnico do time Mark […]

4321520140128151834RIO DE JANEIRO – E não param os narizes de Gonzo na Fórmula 1. Um dos mais feios para 2014, sem nenhuma dúvida, é o do novo Caterham CT05 (e não CT04, sorry), apresentado nesta terça-feira no circuito espanhol de Jerez de la Frontera, trazendo uma solução insólita executada pelo diretor técnico do time Mark Smith para atender às exigências do regulamento, que prevê maior segurança na área do castelo dos pilotos na altura da pedaleira e evitar problemas mais sérios em caso de colisões frontais. Os crash tests da FIA foram efetuados nesse sentido e por isso é que as equipes têm buscado alternativas bizarras – em sua absoluta maioria – para o design das seções dianteiras.

O chapa Bruno Vicaria disse que esse é o primeiro carro da história com exoesqueleto. Faz sentido. Como novidade, além da tenebrosa solução aerodinâmica na dianteira, o CT05 apresenta suspensões pull-rod de desenho bastante arrojado. Se o modelo será eficiente, só o tempo e os testes dirão.