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United Sports Car Championship

“Red Dragon” surpreende e conquista pole das 24h de Daytona

RIO DE JANEIRO – Nem Spirit of Daytona, muito menos Action Express. A equipe Gainsco/Bob Stallings Racing, com o seu Corvette DP #99 apelidado de “Red Dragon”, conquistou nesta quinta-feira a pole position para a 52ª edição das 24 Horas de Daytona, que acontecem neste sábado, na Flórida. O piloto Alex Gurney surpreendeu os que […]

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RIO DE JANEIRO – Nem Spirit of Daytona, muito menos Action Express. A equipe Gainsco/Bob Stallings Racing, com o seu Corvette DP #99 apelidado de “Red Dragon”, conquistou nesta quinta-feira a pole position para a 52ª edição das 24 Horas de Daytona, que acontecem neste sábado, na Flórida. O piloto Alex Gurney surpreendeu os que eram considerados os favoritos à posição de honra e colocou o carro do time que só disputará as provas longas (do North American Endurance Challenge) na linha de frente do pelotão.

Com a marca de 1’38″270, o filho de Dan Gurney colocou uma vantagem de 0″217 sobre Richard Westbrook, que durante os treinos livres mostrara a força do #90 da Spirit of Daytona ao marcar o melhor tempo nas duas sessões disputadas mais cedo. Quem também mostrou força foi Brendon Hartley: o novo piloto da Porsche no WEC foi o 3º mais rápido da qualificação, com 1’38″525, abrindo a segunda fila para o Dinan Riley DP #78 da Starworks Motorsport.

A quarta posição ficou com o melhor brasileiro do grid: Christian Fittipaldi, que reparte o Corvette DP #5 com Sébastien Bourdais, João Barbosa e Brian Frisselle, registrou 1’38″658, quase dois décimos abaixo do #9 da Action Express, classificado por Burt Frisselle. Tony Kanaan não participou do qualifying, mas viu o #02 guiado por Scott Dixon obter o sexto melhor tempo.

Surpresa mesmo foi o DeltaWing: o estranho protótipo teve ótimo desempenho e Katherine Legge, a simpática piloto britânica, andou muito bem. Ela conseguiu o 8º tempo – exatamente um segundo inteiro abaixo da pole position, na frente de muitos bons carros da classe Prototype, entre eles o #01 da Chip Ganassi Racing e o #60 da Mike Shank, que com Oswaldo Negri a bordo ficou com a 10ª colocação.

Dos LMP2, só se salvou o Oreca 03 Nissan #6 da Muscle Milk Pickett Racing, com a 11ª posição alcançada por Lucas Luhr. Os demais decepcionaram, principalmente os dois HPD da Extreme Speed Motorsports e o Morgan da OAK Racing. A SpeedSource, comendo o pão que o diabo amassou com os lentos protótipos com o motor Skyactiv-D da Mazda, ficou na cauda do pelotão.

Nas demais subclasses, Colin Braun confirmou o favoritismo absoluto à pole e foi o mais rápido na Prototype Challenge, cravando 1’41″777, menos de um décimo abaixo do tempo de Renger Van der Zande, da Starworks Motorsport. Bruno Junqueira colocou-se em terceiro com o carro #09 da RSR Racing, logo à frente do conterrâneo Raphael Matos, da Performance Tech Motorsports. Os dois largarão em décimo-sétimo e décimo-oitavo, respectivamente.

A GTLM teve ótima performance dos SRT Viper: o #91 de Marc Goossens tirou partido de toda sua potência para cravar 1’44″506, apenas 0″076 mais rápido que o Porsche do time oficial de fábrica conduzido por Nick Tandy. Jonathan Bomarito foi o terceiro, a pouco mais de um décimo da melhor marca da divisão. E tem mais: os seis primeiros colocados ficaram dentro do mesmo segundo. Pena, mesmo, foi não ter o Corvette #3 na qualificação (vítima de uma falha elétrica), assim como a Ferrari #62 da Risi Competizione, esta última com problemas de quebra de câmbio, que poderiam ter incomodado e deixado a disputa mais animada ainda.

Na classificação da GTD, muito equilíbrio: dos 28 carros que andaram, vinte figuraram dentro do mesmo segundo. E os seis melhores da qualificação estiveram numa faixa de apenas um décimo. Prevaleceu o Audi R8 LMS #48 da Paul Miller Racing graças a uma volta excepcional de Christian Haase, em 1’46″973, batendo o finlandês Toni Vilander, da Scuderia Corsa, por 0″055. Oliver Jarvis estabeleceu a terceira colocação a bordo do Audi #46 da Fall-Line Motorsports e o brasileiro Daniel Serra foi um dos grandes destaques da luta pelo melhor tempo no treino. Com a Ferrari #65, ele ficou em quarto na divisão, a apenas dois milésimos do tempo cravado por Jarvis.

Augusto Farfus classificou a BMW #94 da Turner Motorsport e chegou a figurar entre os mais rápidos. No fim, o curitibano acabou superado por vários adversários e terminou com o 12º tempo. Outras surpresas foram o 5º tempo do Aston Martin de James Davison e a sétima colocação do SRT Viper GT3-R com Jeroen Bleekemolen. O melhor dos inúmeros Porsche 911 GT America inscritos foi o de Norbert Siedler, que ficou em nono.

As 24 Horas de Daytona serão transmitidas na largada e na chegada pelo novo canal Fox Sports 2, neste sábado e domingo. Consulte sua operadora quanto à disponibilidade do canal.

Clique aqui e confira o grid provisório da 52ª 24 Horas de Daytona