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United Sports Car Championship

AXR domina testes de Sebring

RIO DE JANEIRO – Deu a lógica nos dois dias dos treinos coletivos do Tudor United SportsCar Championship, preparatórios para a 62ª edição das 12 Horas de Sebring. A equipe Action Express Racing, vencedora da prova inaugural da temporada em Daytona, voltou a dar as cartas com seu Corvette DP. O carro #5 de Christian […]

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RIO DE JANEIRO – Deu a lógica nos dois dias dos treinos coletivos do Tudor United SportsCar Championship, preparatórios para a 62ª edição das 12 Horas de Sebring. A equipe Action Express Racing, vencedora da prova inaugural da temporada em Daytona, voltou a dar as cartas com seu Corvette DP.

O carro #5 de Christian Fittipaldi/João Barbosa/Sébastien Bourdais marcou 1’52″488 logo no primeiro treino de sexta-feira e fechou as atividades com uma diferença de quase oito décimos de segundo para o Morgan Nissan LMP2 #42 da OAK Racing, que fez um excelente trabalho no circuito da Flórida. Aparentemente, o domínio dos DPs não será tão latente em Sebring como foi em Daytona. E além disso, o time francês parece ter conseguido um bom caminho de acerto do chassi do carro com os pneus Continental, de desempenho notoriamente inferior aos Michelin e Dunlop que os protótipos “estilo Le Mans” estão mais acostumados a ‘calçar’.

O somatório dos tempos ainda apresentou a Spirit of Daytona com a terceira marca, já a quase um segundo do tempo do #5 da AXR e a Ganassi em quarto com seu Ford Riley EcoBoost. Apenas sete milésimos atrás do #01, veio o HPD ARX-03b da Extreme Speed Motorsports de Ryan Dalziel/Scott Sharp/David Brabham, seguido do Oreca #6 de Klaus Graf/Lucas Luhr/Jann Mardenborough e o #2 de Simon Pagenaud/Ed Brown/Johannes van Overbeek.

Na oitava posição ficou o Ford Riley DP de Oswaldo Negri/Justin Wilson/John Pew, com a marca de 1’53″880, alcançada na quarta sessão – a segunda da sexta-feira. Já o HPD Riley DP da Starworks Motorsport, em sua estreia nas pistas, ficou a 5″422 do melhor tempo combinado dos treinos. Só não foi pior que o Mazda SDR-14 LMP2 da Speedsource, novamente o pior dos protótipos e a quase nove segundos do Corvette DP líder.

Entre os quatro Oreca FLM09 da classe Prototype Challenge que treinaram, prevaleceu o #25 da 8Star Motorsports, com 1’55″940 – mais de um segundo abaixo do #88 da BAR1 Motorsports. A Starworks, que não andou no primeiro dia, foi à pista na sexta-feira com o carro #8, que foi o terceiro mais rápido da divisão.

Na GTLM, os dois Porsche 911 (991) GT3 RSR da equipe Porsche North America, com supervisão da CORE Autosport, foram superiores aos rivais SRT Viper, Ferrari, Corvette e BMW. Acabaram os dois dias de testes como os únicos a virar abaixo de 2 minutos – o #911 virou 1’59″395 e o #912, 1’59″867. O melhor Viper foi o #93, com a terceira posição, seguido do Corvette #3 e da Ferrari da Krohn Racing, o que não deixa de ser uma surpresa – considerando que o piloto que marcou o melhor tempo do carro foi Matteo Malucelli, protagonista do grave acidente que mandou Memo Gidley para o hospital, durante as 24 Horas de Daytona.

Deu Porsche também na GTD: o #73 da Park Place Motorsports ficou à frente após os dois dias de treinos, estabelecendo 2’04″289, apenas 0″070 mais rápido que o #22 da Alex Job Racing. A BMW Z4 GT3 da Turner Motorsport, após surpreender no primeiro dia dos testes, ficou com a terceira colocação, cabendo o quarto posto à Ferrari da Spirit of Race e o quinto lugar ao SRT Viper GT3-R da Riley Motorsports. Seis carros ficaram dentro do mesmo segundo, entre eles o Aston Martin Vantage V12 da TRG-AMR. O melhor Audi R8 LMS, o #45 da Flying Lizard Motorsports, ficou apenas em 12º entre os carros de seu grupo.