A Mil por Hora
Automobilismo Nacional

Jan e o Esquife

RIO DE JANEIRO – A foto acima traz figura inconfundível do querido Jan Balder ao lado de um dos carros mais folclóricos do automobilismo brasileiro: a BMW que ganhou o apelido de Esquife Voador. Originalmente, era uma BMW Schnitzer 2002 TI da equipe CEBEM (sigla para Companhia Brasileira de Empreendimentos), na qual o chefe de equipe […]

tumblr_mwfz043ECV1qcgmxso1_1280RIO DE JANEIRO – A foto acima traz figura inconfundível do querido Jan Balder ao lado de um dos carros mais folclóricos do automobilismo brasileiro: a BMW que ganhou o apelido de Esquife Voador.

Originalmente, era uma BMW Schnitzer 2002 TI da equipe CEBEM (sigla para Companhia Brasileira de Empreendimentos), na qual o chefe de equipe era Aguinaldo de Góes. Foi o “Arguina”, com uma forcinha do Ciro Cayres, que com um arco de serra deu a partida para o corte das colunas da capota do carro bávaro, fazendo nascer o Esquife Voador, uma BMW sem capota, apenas com o espaço para o habitáculo e um arco de proteção para o piloto. O resto foi preenchido com folhas de alumínio e o carro, logicamente, precisou ter molas e suspensões recalibradas.

Jan, que participou de várias provas com a equipe CEBEM, tem entre seus orgulhos na carreira a vitória nos 1500 km de Interlagos, na reabertura do circuito paulistano, em 8 de março de 1970, em dupla com o próprio Ciro Cayres. Nessa corrida, inclusive, a equipe não dispunha de muitos pneus importados da marca Dunlop e Jan, com uma ajuda do chefe dele na Pirelli, o sr. Bernardini, conseguiu pneus nacionais Cinturato, que foram úteis para a vitória do Esquife Voador.

Na foto acima, envergando um belíssimo macacão duas peças, talvez um Les Leston, Jan aguarda para participar da prova Duas Horas de Curitiba, em 11 de outubro do mesmo ano.