A Mil por Hora
GT World Challenge Europe Endurance

Bentley imbatível nos testes das séries Blancpain

RIO DE JANEIRO – O modelo Continental GT3 da britânica Bentley, marca hoje comandada pelo Volkswagen Auto Group (VAG), foi o mais veloz entre os carros que participaram nesta terça e quarta-feira dos treinos coletivos das séries Blancpain, congregando os carros da Sprint Series e da Endurance Series. Quarenta e sete carros marcaram tempo e […]

file396369BRD_5452

RIO DE JANEIRO – O modelo Continental GT3 da britânica Bentley, marca hoje comandada pelo Volkswagen Auto Group (VAG), foi o mais veloz entre os carros que participaram nesta terça e quarta-feira dos treinos coletivos das séries Blancpain, congregando os carros da Sprint Series e da Endurance Series.

Quarenta e sete carros marcaram tempo e o #7 da M-Sport, que estreou nas 12h de Abu Dhabi no começo do ano com um convincente pódio, registrou 1’56″584, média de 180,395 km/h, no combinado dos dois dias. A surpresa foi o 2º mais rápido: o novo Chevrolet Camaro da Reiter Engineering – só que meio segundo mais lento que o Bentley.

O carro #1 da WRT, equipe que representa a Audi nas duas série Blancpain, ficou com a terceira colocação no agregado, seguido pelo #6 e pelo #5 da Phoenix Racing. A TDS Racing fechou o bloco das seis primeiras com sua BMW Z4 GT3 número #12, já a mais de um segundo do tempo do Bentley. Cinco marcas diferentes ficaram entre os dez primeiros, com a melhor Ferrari F458 Italia – a #11 da Kessel Racing – ocupando justamente a décima colocação.

O BMW Sports Trophy Team Brasil, equipe dirigida por Washington Bezerra e Antonio Hermann, participou dos treinos em Paul Ricard com Cacá Bueno e Nelsinho Piquet. O tetracampeão da Stock Car não conhecia a pista e ficou satisfeito com o trabalho realizado pela equipe na pré-temporada do Blancpain Sprint Series. O carro #21 ficou em 20º lugar no somatório dos dois dias, com o tempo de 1’58″407.

“O balanço foi positivo. Em Nogaro, descobrimos algumas novidades, que não aumentaram a velocidade do carro, mas o deixaram com mais ritmo do que no ano passado. E foi importante também, pois nunca tínhamos realizado um teste particular na Europa”, afirmou Cacá.

Nelsinho Piquet, que tem grande chance de disputar a temporada 2014 pela equipe brasileira, também gostou muito do primeiro contato com a BMW Z4 GT3 do time verde-e-amarelo. “Tirando os monopostos, nunca tinha andado num carro com tanta tecnologia, então estou aprendendo a usar a eletrônica de ajuda para o piloto que o carro proporciona. É bem diferente do que eu imaginava”, disse – arrancando elogios do chefe de equipe Washington Bezerra.

 “Ele fez um trabalho muito bom e todos na equipe tivemos um retorno muito positivo deste seu primeiro contato com o carro”, destacou. “Foram testes importantes e que nos ajudaram a trabalhar melhor o carro, visando a abertura da temporada. Os tempos do BOP em Paul Ricard não refletem muito a realidade, pois alguns carros ainda não estão com os restritores. Vamos aguardar o resultado da equalização no final do mês”, completou Bezerra.

Tempos completos aqui.

Fotos: Bentley Continental GT3 (Brecht Decancq), BMW Z4 (Tony Hermann), Nelsinho Piquet e Cacá Bueno (Tony Hermann)