A Mil por Hora
Automobilismo Internacional

Pole a 220 km/h!

RIO DE JANEIRO – Enquanto em Interlagos a Stock Car comemora a presença de vários pilotos estrangeiros para a corrida de abertura do campeonato, com vários argentinos – e um deles, Pato Silva, fez a pole position formando dupla com o pentacampeão Cacá Bueno – a Super TC2000 faz neste fim de semana sua primeira […]

0095

RIO DE JANEIRO – Enquanto em Interlagos a Stock Car comemora a presença de vários pilotos estrangeiros para a corrida de abertura do campeonato, com vários argentinos – e um deles, Pato Silva, fez a pole position formando dupla com o pentacampeão Cacá Bueno – a Super TC2000 faz neste fim de semana sua primeira prova de 2014 no circuito de Rafaela.

O Autódromo Ingeniero Juan R. Báscolo é o mesmo no qual a Fórmula Indy fez uma corrida em 1971 e que, inclusive, foi mais rápida que as 500 Milhas de Indianápolis daquele mesmo ano. Também pudera. O traçado é um oval com 4,624 km de extensão. Mas a Super TC2000 vai usar o circuito com 4,662 km, por conta do uso de chicanes para frear as alucinantes velocidades dos carros da categoria.

Durante os treinos livres, Néstor Girolami atingiu a impressionante máxima de 294 km/h com seu Peugeot 408. A média horária do mesmo piloto durante a segunda sessão foi de 221,859 km/h. Um bólido!

Explica-se tamanho desempenho destes carros, hoje, no automobilismo argentino. Com a mudança de conceito da categoria e a criação da Super TC2000, os carros passaram a receber desde 2011 motores V-8 oriundos da Inglaterra. Construídas pela Radical Performance Engineering, essas unidades com potência de 430 HP são, na verdade, dois motores Suzuki Hayabusa de 1.350cc, formando um motor em V com capacidade cúbica de 2.770 cc.

Entre as montadoras envolvidas no automobilismo argentino, a única a se rebelar de fato contra mudança tão profunda de regulamento foi a Ford, que parou com o investimento. As demais marcas continuam, como a Toyota, campeã ano passado com Matías Rossi.

Vinte e seis pilotos estão em Rafaela para a primeira rodada do Campeonato Argentino de Super TC2000. Agustín Canapino foi o autor da pole position na rodada decisiva de qualificação na qual participaram os dez mais rápidos. O tempo do piloto foi 1’16″024, média horária de 220,761 km/h!

Parabéns aos envolvidos!