Pole a 220 km/h!

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RIO DE JANEIRO – Enquanto em Interlagos a Stock Car comemora a presença de vários pilotos estrangeiros para a corrida de abertura do campeonato, com vários argentinos – e um deles, Pato Silva, fez a pole position formando dupla com o pentacampeão Cacá Bueno – a Super TC2000 faz neste fim de semana sua primeira prova de 2014 no circuito de Rafaela.

O Autódromo Ingeniero Juan R. Báscolo é o mesmo no qual a Fórmula Indy fez uma corrida em 1971 e que, inclusive, foi mais rápida que as 500 Milhas de Indianápolis daquele mesmo ano. Também pudera. O traçado é um oval com 4,624 km de extensão. Mas a Super TC2000 vai usar o circuito com 4,662 km, por conta do uso de chicanes para frear as alucinantes velocidades dos carros da categoria.

Durante os treinos livres, Néstor Girolami atingiu a impressionante máxima de 294 km/h com seu Peugeot 408. A média horária do mesmo piloto durante a segunda sessão foi de 221,859 km/h. Um bólido!

Explica-se tamanho desempenho destes carros, hoje, no automobilismo argentino. Com a mudança de conceito da categoria e a criação da Super TC2000, os carros passaram a receber desde 2011 motores V-8 oriundos da Inglaterra. Construídas pela Radical Performance Engineering, essas unidades com potência de 430 HP são, na verdade, dois motores Suzuki Hayabusa de 1.350cc, formando um motor em V com capacidade cúbica de 2.770 cc.

Entre as montadoras envolvidas no automobilismo argentino, a única a se rebelar de fato contra mudança tão profunda de regulamento foi a Ford, que parou com o investimento. As demais marcas continuam, como a Toyota, campeã ano passado com Matías Rossi.

Vinte e seis pilotos estão em Rafaela para a primeira rodada do Campeonato Argentino de Super TC2000. Agustín Canapino foi o autor da pole position na rodada decisiva de qualificação na qual participaram os dez mais rápidos. O tempo do piloto foi 1’16″024, média horária de 220,761 km/h!

Parabéns aos envolvidos!

Comentários

  • Está aí uma belíssima categoria. Sempre achei muito bacana como os argentinos tratam suas categorias de turismo. Só não entendi o que mudou na categoria.

  • Até iria lá hoje, para ver alguns caras como Ozzy Negri, Chico Serra e Augusto Farfus Jr em ação…mas a chuva e a (péssima) cerveja do evento acabaram com a idéia…então vi pelo canal que se diz “campeão” o narrador errar quase todos os nomes dos pilotos e uma corrida que só mostrou a disputa pelos primeiros lugares.
    Dai vemos que os argentinos, além de promover e administrar muito bem seu automobilismo, ainda se mostram plenamente aptos a pilotar nossas bolhas da Stock Cacá.

  • Quer dizer que usamos em nossas categorias motores BERTA (ARG) e os Argentinos levam motores Europeus para o campeonato deles ?

    Como lá e todo estranho esse automobilismo, quanto a Stock hoje em Interlagos a corrida foi boa uma pena a chuva que para variar prejudicou a corrida, quanto a transmissão sempre será mostrado os carros da ponta, que na Stock não muda muito das Duplas RBR, SHELL, EUROFARMA e Ipiranga. Mattheis e Meinha e suas equipes satélites

    As vezes aparece alguém de outra equipe como Vogel, Full Time ou outra equipe mais acho que não vamos ter surpresas nesse ano não.